• Afonso

    08 Dec, 2018

    Em 8/12/1954, na inauguração do Seminário Diocesano de Moc, foi afixada uma placa com as seguintes palavras, referentes aos 100 anos do Dogma da Imaculada Conceição, proclamado pelo Papa Pio IX em 8/12/1854. "Ano Mariano 1954 - Expleto saeculo a dogmate definito Immaculata Dei Matris conceptionis. Pontifice maximo Pio Papa XII." Em 25/3/1858, em Lourdes, França, Nossa Senhora apareceu para Santa Bernadete e disse: "Eu sou a Imaculada Conceição". Hoje, 8/12/2018, Matias Cardoso, no Norte de Minas, é a capital simbólica deste Estado e lá tem uma Igreja de Nossa Senhora da Conceição construída em 1675, no arraial mais antigo de Minas, de 1674. Glória a Deus!

  • Afonso Cláudio

    05 Dec, 2018

    Na minha mensagem sobre prevenção de acidentes com escorpiões, no segundo parágrafo, onde se lê: "São 1900 casos por ano em Minas.", retifico: "São 1900 casos por ano no Hospital João XXIII, em BH". Em Minas são cerca de 22.000 acidentes por ano, conforme o mesmo parágrafo.

  • Afonso Cláudio

    05 Dec, 2018

    Prevenção de acidentes com escorpiões Minas é o Estado com maior número de casos de acidentes com escorpiões no Brasil. A espécie que vive aqui, a amarela, é a mais venenosa do país e a terceira mais venenosa do mundo. Sua picada, em poucas horas, pode matar. Em Minas, neste ano, 29 pessoas morreram e já são quase 22.000 acidentes. Em alguns casos, as vítimas são atacadas enquanto dormem, principalmente as crianças. Isto dificulta o diagnóstico e aumenta a letalidade dos acidentes, como ocorreu recentemente em São Paulo. São 1900 casos por ano em Minas. Diz o médico montesclarense Aderbal Andrade Filho, chefe do serviço de toxicologia do Hospital João XXIII, de BH, referência ao atendimento a vítimas de animais peçonhentos: "Só no Pronto Socorro morreram 2 crianças neste ano, picadas por escorpiões, e quase 2.000 pessoas tiveram que tomar o soro. Minas Gerais tem o maior número de casos de acidentes com escorpiões do Brasil e, no Hospital João XXIII, não vimos aumento nos últimos três anos. Houve um aumento de 2015 para 2016, por volta de 2.000 casos, e isto se manteve. Até 28/11/2018 houve 1832 casos." Cláudia Capistrano, gerente de operações de campo de Zoonoses, da Prefeitura de BH, fala sobre os locais preferidos pelos escorpiões, dentro de casa: pano de chão, sapato, pilha de roupas, livros e recomenda cuidado ao manusear esses objetos. É nesta época de chuva e calor que mais aparecem os escorpiões. O calor favorece sua reprodução e a chuva os tira das suas tocas. As crianças e os idosos são as maiores vítimas das picadas de escorpiões, devido ao organismo mais frágil. Recomenda-se também eliminar lixo e entulhos, tanto dentro de casa, como em varandas e quintais. Usar ralos com tampa nos banheiros, telas em janelas (úteis também para evitar entrada de mosquitos, pernilongos e outros insetos, como, por exemplo, o potó) e vedar as possíveis entradas de baratas (o alimento preferido dos escorpiões), tanto em portas e janelas, como em tubulações de água e esgoto. Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro

  • Afonso Cláudio

    30 Nov, 2018

    É de suma importância que sejam tomadas providências eficazes, o quanto antes, para o combate à proliferação do mosquito palha em Montes Claros, transmissor da leishmaniose aos cães e seres humanos, diante de notícias como as abaixo, transcritas de dois sites de notícias da cidade. As autoridades sanitárias e os cidadãos têm papeis relevantes a desempenhar, no controle da zoonose e na limpeza dos focos em que se acumulam esses insetos, transmissores de doença de elevado risco e de graves consequências, inclusive a morte, levando-se em conta que a situação tem se agravado. I) G1/Grande Minas, 22/06/2017: "Controle de Zoonoses confirma duas mortes por leishmaniose visceral em Montes Claros em 2017 - moradores do São Geraldo II afirmam que há outros pacientes no local; Hospital Universitário diz que número de atendimentos cresceu cerca de 71,9% neste ano"... Entre 01/01/2017 e 21/06/2017, 196 pessoas foram atendidas com a doença. No mesmo período de 2016 haviam sido registrados pelo hospital 114 pacientes com a doença..."... o alto número de cães abandonados e soltos pelas ruas da cidade favorece a proliferação da doença."..."Em 2016 também ocorreram dois óbitos por leishmaniose na cidade." II) Jornal "O Norte", Montes Claros, 21/08/2018 "Três mortes por leishmaniose - Moc registra 92 casos da doença e 15% dos cães examinados estão contaminados... Montes Claros já registrou 71 casos de leishmaniose visceral - com três mortes - e 21 casos de leishmaniose tegumentar, neste ano, em moradores da cidade..."... "Em 2017 foram registrados 22 casos da leishmaniose visceral na cidade, número três vezes menor que o notificado neste ano." Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro

  • General Mourão marca visita a Montes Claros

    30 Nov, 2018

    O vice-presidente eleito da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, o general Mourão, agendou uma visita a Montes Claros para a segunda quinzena de março, para cumprir duas agendas: com a sociedade civil organizada e depois com a Maçonaria. Ele recebeu na quarta-feira, em Brasília, uma comitiva do Norte de Minas, formada pelo general da reserva, Mário Araújo; o presidente do PSL de Montes Claros, Levi Castilho; e o empresário e médico militar, Pavilo Miranda, quando definiu essa visita.

  • Deputado eleito transmite reunião com Bolsonaro

    24 Nov, 2018

    O deputado federal eleito de Montes Claros, Marcelo Eduardo Freitas, que é delegado da Polícia Federal, participou da reunião com o presidente eleito Jair Bolsonaro, realizado na noite de quarta-feira, no Hotel Meliah 21, em Brasília e transmitiu o discurso presidencial ao vivo. Freitas chegou anteontem à tarde em Montes Claros, mas explicou que o conteúdo da conversa da bancada do PSL será mantida em sigilo, a pedido do próprio Bolsonaro. Porém, explica que o partido será fortalecido e os deputados eleitos pela sigla serão prestigiados. Minas Gerais elegeu seis deputados pelo PSL, mas apenas três compareceram: Marcelo Eduardo Freitas, Marcelo Álvaro, que é presidente estadual do PSL e Gustavo Evangelista.