Brasil é o país que mais consome agrotóxico, ultrapassando a marca de 1 milhão de toneladas

De acordo com pesquisa realizada pela Anvisa, o único produto examinado
que não apresentou  contaminação foi a batata

O Brasil ocupa a primeira posição como o país que mais consome agrotóxico no mundo. Segundo dados apresentados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o país chega ultrapassa a marca de 1 milhão de toneladas, equivalente a uma ingestão média de 5,2 kg de veneno agrícola por habitante anualmente.

A toxologista Márcia Sarpa da Unidade Técnica de Exposição Ocupacional, Ambiental e Câncer do Inca, ressalta que a exposição a esses produtos gera danos à saúde, e é um dos fatores que mais desencadeia o aumento de doenças como cânceres.  “Estamos vivendo uma exposição crônica, em pequenas quantidades diárias, que está afetando a nossa saúde, a qualidade do solo, da água e a vida dos animais”.

 

Lista de alimentos com maior nível de contaminação

 

De acordo com pesquisa realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o único produto examinado que não apresentou  contaminação foi a batata. Entre os alimentos mais contaminados, o pimentão apresentou agrotóxicos acima do permitindo, o alface, morango e o pepino estão também entre os itens mais contaminados.

 

1- Pimentão: 91,8%

2- Morango: 63,4%

3- Pepino: 57,4%

4- Alface: 54,2%

5- Cenoura: 49,6%

6- Abacaxi: 32,8%

7- Beterraba: 32,6%

8- Couve: 31,9%

9- Mamão 31, 4 %

10- Tomate 16,3%

11- Laranja 12,2%

12- Maça 8,9%

 

Foram analisadas quase 2.500 amostras de 18 tipos de alimentos pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos, da Anvisa.