Codevasf adquire tratores e equipamentos para suporte à agricultura familiar em MG

O equipamento deve ser entregue em 90 dias

Mais de cinco mil famílias de pequenos produtores rurais do vale do rio São Francisco em Minas Gerais serão beneficiadas ainda em 2017 com tratores e outros equipamentos de apoio à agricultura familiar. O contrato de aquisição de 41 tratores agrícolas foi firmado nesta semana pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues; eles deverão ser entregues em 90 dias.

Os veículos são compostos de kits de equipamentos agrícolas que incluem grades aradoras, roçadeiras, plantadeiras, carretas, ensiladeiras, plantadeiras e colheitadeiras, entre outros. Esses equipamentos darão suporte ao trabalho de famílias de mais de 100 pequenas comunidades rurais que têm sua economia voltada basicamente para a agricultura familiar e a pecuária leiteira. O investimento é de R$ 3,15 milhões – os recursos foram direcionados à Codevasf por emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União.

"Com o acesso a esses tipos de equipamentos, os produtores têm a oportunidade de planejar o plantio no momento certo, esperando o período chuvoso – o que, quase sempre, não acontece na falta desses equipamentos", explica Kelly Teodoro, chefe da Unidade Regional de Apoio à Produção da Codevasf em Minas.

Nos primeiros oito meses deste ano, a Codevasf investiu mais de R$ 10 milhões na aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas em benefício de pequenos produtores do Vale do São Francisco em Minas Gerais.

Na avaliação do superintendente da Codevasf no estado, essas ações estão mudando a vida de milhares de produtores rurais que não tinham acesso a esse tipo de equipamento. "Hoje podemos afirmar que houve um aumento considerável da área cultivada pela agricultura familiar e, consequentemente, aumento de renda, com diminuição da pobreza no meio rural", afirma Rodrigo Rodrigues.