Codevasf promove Encontro de Apicultores de Coração de Jesus nesta quarta-feira

O Norte Minas já se destaca como um grande e promissor
produtor de mel

Na próxima sexta-feira (25), a empresa também irá realizar o Encontro de Apicultores de Ubaí

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza, nesta quarta-feira (23), o 1º Encontro de Apicultores de Coração de Jesus. O objetivo é promover o intercâmbio entre os produtores familiares por meio de palestras e reuniões no campo. Como órgão do governo federal indutor do desenvolvimento regional, a empresa tem incentivado a atividade apícola no Norte Minas, uma região que já se destaca como um grande e promissor produtor de mel.

Segundo Rodrigo Rodrigues, superintendente regional da Companhia, em Coração de Jesus já atuam cerca de 50 famílias de apicultores com produção anual em torno de 30 toneladas. “O interesse dos produtores nesse segmento produtivo aumentou consideravelmente tendo em vista os bons resultados econômicos dessa atividade no município corjesuense. Para se chegar a essa situação, a Codevasf investiu pouco mais de R$ 35 mil, com a distribuição dos equipamentos necessários para a apicultura”, explica Rodrigues.

A atividade apícola no município de Coração de Jesus também tem recebido reforço técnico da Prefeitura Municipal, que contratou um técnico especialista em apicultura para acompanhar e orientar os produtores locais. "Com o apoio da Codevasf, esperamos construir uma casa de mel no nosso município. Iremos trabalhar para que isso aconteça o mais rápido possível", afirma o prefeito Robson Mota Dias.

O 1º Encontro de Apicultores de Coração de Jesus acontecerá nas dependências do Sindicato Rural de Coração de Jesus, a partir das 8h, com uma palestra sobre a experiência de assistência técnica realizada em outros municípios mineiros, com depoimentos de lideranças comunitárias. Na sequência, acontecerá um debate entre os produtores dos diversos municípios presentes. Encerrando as atividades, o consultor técnico da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Carlos Alves, falará sobre a gestão da apicultura. Na próxima sexta-feira (25), a empresa irá realizar também o 1º Encontro de Apicultores de Ubaí (MG) com o mesmo objetivo.

 

Encontro em Ubaí

 

Já na sexta-feira (25) será a vez do município de Ubaí receber técnicos e palestrantes da Codevasf e de vários outros órgãos para realização do 1º Encontro de Apicultores de Ubaí, onde a Codevasf já presta apoio a mais de 40 famílias que atuam nesse segmento. Com investimentos de aproximadamente R$85 mil, a Companhia estruturou a apicultura naquele município, equipando todo o apiário ali existente e, ainda, construindo uma casa de mel que permite receber toda a produção local.

A exemplo do município de Coração de Jesus, também em Ubaí, o prefeito Marco Antônio Andrade, contratou um técnico em apicultura para prestar toda a assistência técnica aos apicultores e incrementar ainda mais essa atividade econômica no município. “A apicultura pode ser a redenção socioeconômica para o pequeno produtor da região do semiárido mineiro, que aos poucos está aprendendo a conviver com as longas secas que assolam a nossa região", enfatiza Andrade.

O 1º Encontro de Apicultores de Ubaí acontecerá no salão de reuniões da prefeitura municipal, a partir das 8h.

Em Coração de Jesus já atuam cerca de 50 famílias de apicultores com produção anual em torno de 30 toneladas