Inscrições abertas! Curso Técnico em Agronegócio

As inscrições para a seleção do Curso Técnico em Agronegócio, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Minas Gerais (SENAR MINAS), estão abertas até o dia 14 de fevereiro.

O Curso é gratuito, na modalidade semipresencial.

Em Minas Gerais a oferta é de 270 vagas em sete Polos de Ensino: Araçuaí, Contagem, Manhuaçu, Montes Claros, Sete Lagoas, Teófilo Otoni e Uberaba. O Senar Minas organiza as atividades no estado.

São 1.230 horas de carga horária, divididas da seguinte forma: 80% é feito a distância e 20% com aulas presenciais, aos sábados, no Polo de Ensino indicado pelo candidato aprovado.

O candidato deve possuir Ensino Médio completo. Importante observar no Edital os critérios para prioridade do Público Rural (documentação específica).

Ao longo do curso, o participante estudará técnicas de produção, comercialização e marketing, assistência técnica e gerencial, empreendedorismo e aprenderá como atuar na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural.

Antes de efetivar a inscrição, os candidatos devem ler o edital atentamente, pois o sistema aceita somente uma inscrição por CPF e não permite edição após o envio dos dados. As inscrições devem ser feitas no site senar.org.br/etec.

No ato da inscrição, o candidato deverá anexar o Histórico Escolar, Certificado de Conclusão do Ensino Médio e indicar o Polo de Ensino para participar das aulas presenciais.

 

Conexão: Sabor, Arte e Negocio vai

movimentar Montes Claros em Abril

 

O Centro de Convenções do Parque de Exposições João Alencar Ataíde, em Montes Claros, vai receber nos dias 13 e 14 de abril o  Conexão: Sabor, Arte e Negocio. Haverá venda de produtos alimentícios e artesanais, oficinas de produtos defumados e apresentações culturais de artistas locais e do artista Saulo Laranjeira e banda Arrumação. A programação tem ainda palestras para expositores, rodadas de negócios, shows regionais e espaço infantil.

Promovido pelo Sistema FAEMG/SENAR, Codevasf e Sebrae, o Conexão tem patrocínio do Sicoob Credinor, da Sociedade Rural e do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, e apoio de entidades que atuam na região.

Ex-alunos do Senar e participantes do programa Arranjos Produtivos da Codevasf vão comercializar seus produtos, cujo aprendizado foi adquirido nos cursos promovidos na zona rural com a finalidade de gerar emprego e renda. Também está confirmada a participação da chef Bernadete Guimarães, especialista e estudiosa da gastronomia norte mineira, que está preparando cardápio especial para quatro aulas shows, quando utilizará ingredientes típicos do cerrado.

Oficinas de produção de embutidos e defumados também serão destaque. O instrutor Júlio César Ribeiro, que ministra cursos pelo Senar Minas, vai ensinar a produzir cinco tipos de linguiças defumadas, frango recheado e carne na lata.

José Belas Gonçalves, coordenador de Promoção Social do Senar e idealizador do projeto, explica que a intenção é promover o Conexão em todas as regiões do estado, com o objetivo de destacar e difundir a cultura, a gastronomia e o artesanato local.

Segundo o gerente regional do Senar em Montes Claros, Dirceu Martins, a ideia é promover o evento anualmente para incrementar a economia da cidade, movimentando não só o setor de alimentação e artesanato, mas também a rede hoteleira, o turismo e o comércio em geral.