Norte de Minas é modelo de projeto inédito no campo

a criação

O sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faemg/Senar) apresentou no final de agosto um projeto pioneiro de capacitação para moradores de áreas rurais no Norte de Minas de integrar a geração de energia fotovoltaica com a criação de aves de postura. O município de Jaíba será o piloto da iniciativa, De acordo com o gerente regional do órgão, Dirceu Martins, o lançamento do curso é uma parceria com as empresas Ser-Tão Solar e Envert, que já têm cerca de 100 parceiros no norte do Estado arrendando parte de suas terras para a instalação das miniusinas de geração de energia.

"A intenção é que o produtor, além de ganhar dinheiro com o arrendamento da área para a empresa, consiga complementar sua renda, seja com avicultura básica ou avicultura de postura. Além disso, prezamos para que a função social da terra, que é produzir alimento, seja mantida, e isso também ajuda a evitar o êxodo rural", disse. Como o projeto foi apresentado recentemente, Martins explica que é necessário aguardar a demanda de quantos produtores parceiros destas empresas, ou se outras empresas que também atuam na área, vão querer participar.

As miniusinas têm uma área de 1000m², com capacidade de geração 14 mil kilowatts/ mês, energia que é captada totalmente pela empresa, que também arca com a instalação da estrutura das placas, em torno de R$ 350 mil. No caso da avicultura, a área abaixo das placas fotovoltaicas devem ser cercada e transformada em abrigo por conta do proprietário da terra, com potencial de alojamento de 500 aves e produção de 450 ovos/dia.  Martins ressalta o potencial desse projeto, explicando que 21% da energia solar gerada no país vem de Minas Gerais, e que 100% do que é gerado no Estado, está localizado na região norte.  "Nós entramos com a parte de capacitação de como fazer esse trabalho da avicultura integrada à geração de energia, e esperamos que haja uma boa demanda para que os agricultores sigam no campo". (GA)