Pequenos produtores aprendem técnicas de inseminação em bovinos

FOTOS: CECÍLIA OLIVEIRA/SENAR MINAS

A gerência regional do Senar em Montes Claros fechou a semana de 11 a 16 de fevereiro com a realização de 27 cursos de aperfeiçoamento, treinamento e especialização. Cerca de 310 produtores e trabalhadores rurais e suas famílias foram beneficiados em 19 municípios do Norte de Minas.

Em Montezuma, produtores e trabalhadores rurais aprenderam as técnicas de inseminação artificial em bovinos. O curso foi realizado na comunidade de Tabuas, numa parceria entre a Associação Comunitária dos Agricultores Familiares de Tabuas e Sistema Faemg/Senar Minas, e aplicado pelo veterinário e instrutor Fernando Etiene Pinheiro.

Segundo o instrutor, o processo de inseminação, quando bem conduzido, favorece os resultados, proporcionando o melhoramento genético, pois os reprodutores são testados e aprovados. Numa monta natural o touro pode transmitir doenças, mas na inseminação artificial o controle é mais rigoroso, tanto com o sêmen envasado como com o próprio touro em coleta. “Na inseminação pode-se ter disponível, ao mesmo tempo, sémen de vários touros. E também, touros de diversas raças, o que permite que as escolhas nos acasalamentos sejam mais acertadas”, disse.

Os alunos Ronicássio Cordeiro Amorim e Cícero Sales Pereira fizeram o curso com a intenção de desenvolver o melhoramento genético dos seus animais em menor espaço de tempo através da inseminação. Para eles, isso ajuda a trazer uma economia, já que não tem necessidade de ter o custo com o animal. “Comprar o animal é caro, já o sémen tem custo mais baixo e uma grande variedade de raças, além de testados e aprovados”, disse Ronicássio.

Ronicássio também agradeceu ao Senar por receberem o curso, pois há muito tempo esperavam por essa oportunidade. Ele disse que agora eles só têm a ganhar com o que aprenderam, pois além de inseminarem os seus animais, também podem prestar serviços a outros produtores. Elogiaram a metodologia e a didática do instrutor.

FOTOS: CECÍLIA OLIVEIRA/SENAR MINAS