Senar é homenageado com Diploma de Honra ao Mérito pela Câmara de São João da Ponte

A Câmara Municipal de São João da Ponte concedeu ao Senar Minas o “Diploma de Honra ao Mérito” em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi requerida pela Vereadora Genilza Mendes Ribeiro. A cerimônia foi realizada dia 8 de dezembro no plenário da Câmara de Vereadores, e contou com a presença de produtores, autoridades, parceiros de trabalho e mobilizadores.

O diploma foi recebido pelo gerente regional do Senar em Montes Claros, Dirceu Martins. Durante o seu o discurso, ele falou sobre a importância do reconhecimento da sociedade ao trabalho desenvolvido pelo Senar Minas, que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem no campo, o desenvolvimento do agronegócio e a qualificação técnica da mão de obra para o trabalho no meio rural. Dirceu Martins lembrou ainda que, nesses 25 anos de trabalho comemorados em 2018, a instituição já atendeu cerca de 2,5 milhões de trabalhadores e produtores rurais no estado, por meio de cursos, treinamentos e programas.

 

Técnica do Senar ganha prêmio por inovação na Assistência Técnica

 

A técnica de campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Pará, Suzane Mendes Cardoso, venceu o Prêmio Rural Sustentável na categoria “Inovação na Assistência Técnica” com a introdução da apicultura no Sistema Agro Florestal no município de Paragominas. A lista de vencedores foi divulgada na quinta (6).

O Senar é a entidade responsável pela capacitação e assistência técnica do Projeto Rural Sustentável, cooperação técnica destinada a melhorar a gestão da terra e das florestas nos biomas Amazônia e Mata Atlântica por meio de adoção, adequação e utilização de tecnologias agrícolas de baixa emissão de carbono. A entidade atende produtores rurais do Pará, Bahia e Rondônia.

A iniciativa vencedora se chama “Abelha Verde” e atende 20 famílias de Paragominas por meio de técnicas de apicultura associadas à produção agrícola.

 

Montes Claros recebe Seminário de Queijo Artesanal

 

Nesta quarta-feira, 12 de dezembro, o Sindicato Rural de Montes Claros e parceiros promovem o 4º Seminário de Fortalecimento da Gastronomia Regional. O tema é Queijo Artesanal do Norte de Minas. O objetivo do Seminário é sensibilizar os produtores de queijo, de derivados do leite e demais envolvidos na cadeia produtiva sobre a importância da regulamentação das atividades, além de debates medidas para evitar produtos clandestinos e lutar pela valorização do queijo artesanal da região. O evento será realizado no Parque de Exposições João Alencar Athayde, das 8h às 13h. O seminário é aberto ao público e gratuito.