Bares e restaurantes pedem enquadramento no novo Minas Consciente

Os empresários de bares e restaurantes de Montes Claros solicitaram a Secretaria Municipal de Saude que o município libere o funcionamento do setor até às 23 horas, usando o novo projeto Minas Consciente, anunciado pelo Estado e que enquadra Montes Claros na onda amarela, com maior flexibilização. Eles participaram de reunião por videoconferência com Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde no Ministério da Saude e com a secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta, quando pediram esse novo enquadramento, pois com isso acabou o argumento técnico para os bares e restaurantes funcionarem apenas até às 20 horas.

Eles apresentaram uma proposta intermediária, dos bares e restaurantes funcionarem de domingo a quinta-feira até às 22 horas e nas sextas-feiras e sábado, até às 23 horas, com tolerância de uma hora para baixar as portas. Lembram que todos indicadores de saúde mostram o cenário bom em Montes Claros, que tem baixo índice de contaminação do Covid e de ocupação de leitos. Argumentaram ainda que não existe justificativa de todo comércio está liberado para funcionamento, enquanto os bares e restaurantes são os únicos com restrições.

 

Prepara Gastronomia

 

Em meio às discussões sobre a flexibilização para a reabertura de bares e restaurantes, o Sebrae Minas em parceria com a Abrasel/MG se uniram para lançar o programa Prepara Gastronomia. A trilha digital vai auxiliar os pequenos negócios do segmento para uma restruturação e retomada de suas atividades de forma segura para funcionários e clientes, e consequentemente para a preservação da saúde das empresas.  Semanalmente, os empreendedores e empresários do setor de alimentação fora vão receber conteúdos direcionados para ajudar no retorno do funcionamento dos estabelecimentos, quando for a hora certa. O conteúdo voltado especialmente para setor de alimentação fora do lar inclui palestras e cursos online, e-books, artigos, planilhas e vídeos informativos, em uma trilha digital dividida em quatro temáticas. (GA)