Beto Guedes revive infância com as Festas de Agosto

Ute Craemer com Dailde dos Santos e Raquel Chaves

O cantor Beto Guedes será a principal atração das Festas de Agosto, neste sábado, em Montes Claros, quando se apresentará na Praça da Matriz, a partir das 22 horas. Ele resgatará a história da sua infância e juventude, quando acompanhava os desfiles dos grupos folclóricos pelas ruas da cidade, quando morava na cidade na Rua Rui Barbosa, onde residia com seu pai, o artista plástico Godofredo Guedes.

A 180ª edição das Festas de Agosto e do 41º Festival Folclórico terminam neste domingo, depois de colorir as ruas da cidade com as cores dos grupos de catopés, cablocinhos e marujos, mantendo a mais antiga manifestação religiosa e cultural.

Ontem de manhã, a alemã Ute Craemer, professora da Associação Comunitária Monte Azul, de São Paulo, não escondia a satisfação de assistir ao desfile dos grupos folclóricos de Montes Claros, ela que há 50 anos reside no Brasil e criou em São Paulo o Grupo de Folia de Reis, influenciada pelo norte-mineiro Antonio Massetini. O Jornal GAZETA a convidou a usar um capacete de catopé e a alemã ficou emocionada, garantindo que a fotografia seria encaminhada para a Alemanha e Japão. Ela explica que ficou impressionada com a cultura de raiz dos grupos de Montes Claros, pois a tradição das marujadas é de Portugal, mas tudo no estilo brasileiro.

Ela começou a bater papo com Dailde dos Santos, 76 anos, que há 40 anos desfila no Grupo de Catopês de Mestre Zanza e mostrou para Ute Craemer que é um momento de felicidade quando sai com seu batuque pelas ruas da cidade. A presidente da Associação dos Grupos Folclóricos, Raquel Chaves, também passou seu capacete para Ute e lembra que sempre acompanhou os desfiles, depois que seu irmão Roy Chaves aderiu. Porém, seu filho Paulo, com oito meses de idade já desfilava, ao lado do pai Paulo Narciso. Todos os anos, a família desfila unidade.

Beto Guedes será a principal atração das Festas de Agosto
Foto: GIRLENO ALENCAR