Black Friday mostra consumidor antecipando compras de Natal

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros comemora os resultados alcançados pela campanha Black Friday, que iniciada na sexta-feira, prosseguiu no sábado e domingo. O presidente Ernandes Ferreira, o Batata, explica que um aspecto chamou a atenção: muitos consumidores anteciparam as compras de Natal, aproveitando os descontos ofertados pela Black Friday. Ele salienta que o crescimento dos negócios foi de 7 a 10% em relação ao ano passado. Essa constatação a CDL conseguiu pela quantidade de consultas ao Sistema de Proteção ao Crédito da CDL e ainda pela sondagem realizada com os gerentes comerciais.

Os setores de supermercados e de eletroeletrônico, segundo Ernandes Ferreira, tiveram o maior crescimento na Black Friday, assim como os setores de confecções e caçados. O presidente lembra que o desconto médio foi de 25% a 30%, mas teve empresa que ofereceu até 50% de desconto. Isso porque muitos comerciantes estavam com saldo de estoque e precisavam limpar suas prateleiras para receber os novos produtos, que precisam ser ofertados aos consumidores de 10 a 15 de dezembro. Ernandes Ferreira não acredita que venha surgir qualquer outra promoção no comercio de Montes Claros, neste ano.

A dona de casa Maria do Carmo afirma que a Black  Friday parecia uma Black fraude, pois as lojas ofertavam um preço atrativo para um produto, visando atrair os consumidores e colocavam os outros produtos com o preço convencional, criando apenas um marketing. Ela pretendia comprar uma geladeira, mas prefere esperar em janeiro, pois acredita que a queda dos juros bancários afetará toda política de financiamento nas lojas convencionais. (GA)