Canadense faz palestra sobre religião em Montes Claros

O cientista canadense Steven Engler, da Mount Royal University, ministra palestra hoje, em Montes Claros, como convidado para a conferência “Panorama Internacional das Religiões”, organizado pela Universidade Estadual de Montes Claros, que integra uma rede internacional de pesquisa que tem como objetivo estudar a polifonia ritual nas religiões afro-brasileiras. O evento é organizado pelo Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião (PET-CRE), com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/Unimontes). As atividades gratuitas serão a partir das 19 horas, no auditório do prédio 2 (2º andar), campus-sede. A coordenação é da professora Cristina Borges, tutora do PET-CRE.

Referência mundial, Steve Engler é mestre em Filosofia e doutor em Estudos Religiosos. Visita o Brasil para novas reuniões em Montes Claros e Belo Horizonte com os coautores do projeto – Alexandre Frank Silva Kaitel e Guaraci Maximiano dos Santos, ambos da PUC-Minas, e a professora Cristina Borges (Unimontes). Em outro momento, eles se reunirão com sacerdotes de Montes Claros (Tateto Italandê, Mameto Itagueressu e Mãe Cida) para uma pesquisa mais ampla em terreiros afro-religiosos sobre a Umbanda e Candomblé.

“O projeto tem como objetivo pesquisar os sentidos do pertencimento a religiões polifônicas, os papéis exercidos pelas pessoas nos diferentes rituais e como elas percebem sua identidade religiosa”, explica a professora Cristina Borges. Outro ponto em apuração no trabalho coletivo, segundo a pesquisadora, está na análise de como a participação nos rituais evoluiu durante o tempo de pertencimento às religiões, dentre outras questões. (GA)