‘Cidadania em Foco’ dará carteira de identidade a carentes

Os adolescentes carentes do serviço de convivência do Grande Maracanã terão acesso a Carteira de Identidade gratuitamente, a partir deste mês, através do projeto “Cidadania em Foco”, lançado no último sábado, pela manhã, pelo Centro de Referencia de Assistência Social do Maracanã (CRAS Maracanã), em parceria com a Loja Maçônica Deus e Liberdade. A proposta é atender 300 adolescentes dos 15 bairros que formam o Território Maracanã. A coordenadora do CRAS Maracanã, Claudia Gislene Rocha Fonseca, constatou que muitos adolescentes e jovens não têm documentos, como a carteira de identidade, certidão de nascimento, título eleitoral, carteira profissional e até mesmo o CPF. Ela propôs aos maçons ajudarem neste projeto.

Um dos principais entraves é que os adolescentes e jovens precisavam apresentar uma fotografia atualizada para retirar a carteira de identidade. A Loja Maçônica Deus e Liberdade assumiu o compromisso de custear essa despesa, pagando ao estúdio fotográfico Jailson para executar este serviço, ele que decidiu cobrar a metade do valor.

O presidente da loja maçônica, Franklim de Paula Silveira, anunciou que apresentará este projeto “Cidadania em Foco” na reunião conjunta das lojas, dia 30 de abril, para que a iniciativa seja ampliada para toda Montes Claros, em parceria com o CRAS. Ele lembra que a pessoa somente se torna cidadão quando adquire toda sua documentação oficial e isso passa pela carteira de identidade e registro de nascimento. O CRAS concede o atestado de pobreza ao beneficiário, que fica isento da taxa de emissão do documento.

No sábado de manhã foi realizado o projeto “Páscoa Solidária”, onde a Loja Maçônica Deus e Liberdade atendeu a mais de 70 crianças dos bairros Maracanã e Major Prates, com brincadeiras e ovos de Páscoa. Um dos focos foram as crianças que residem nas imediações do antigo Lixão, às margens da BR-365. O coordenador do projeto, Emerson Farias, salienta que a ação social procurou mostrar as crianças indicadas pelos dois CRAS do Maracanã e Major Prates a importância da Páscoa e ainda mais da inserção social deles. (GA)