Cimams participa de lives sobre convivência familiar

Direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes após 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Este é foco das três lives que serão realizadas nos dias 15, 16 e 17/09 pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, em parceria com o curso de Serviço Social da Unimontes, a Diretoria Regional da Sedese de Montes Claros, Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), e o Fórum Mineiro de Conselheiros Tutelares.

O objetivo deste debate na modalidade virtual à distância, com transmissão ao vivo pela internet, é fomentar o diálogo entre os atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente visando a sensibilizar os profissionais do direito, os gestores municipais e demais profissionais da rede de atendimento sobre a necessidade de aprimorar a política municipal de convivência familiar e comunitária. Podem participar do Ciclo de Lives todos os profissionais do direito, gestores e profissionais das políticas de assistência social, saúde e educação, conselheiros tutelares e de direitos e demais interessados.

As vagas são Ilimitadas e a inscrição não é obrigatória. Todavia, caso o interessado deseje ter a participação certificada, deverá realizar inscrição previa, até esta segunda-feira 14/09, até às 17h.  A inscrição pode ser feita pelo preenchimento do formulário online: e-mail credcanm@mpmg.mp.br.

A programação prevê hoje às 16 horas o tema: A importância da formação de vínculos afetivos saudáveis na primeira infância e como prevenir o afastamento de crianças e adolescentes de sua família de origem, com  Pedro Hartung - Advogado e coordenador do programa Prioridade Absoluta no Instituto Alana; Denise Ratmann Arruda Colin, assistente social do MPPR, professora da PUC-PR e doutora em sociologia política pela UFPR e a mediadora é Paola Domingues Botelho Reis de Nazareth - Promotora de Justiça Coordenadora do CAODCA.

No dia 16, às 16h o tema é “Programa Família Extensa Guardiã: conhecendo as experiências dos municípios de Diadema/SP, Belo, Felipe Guerra/RN e Belo Horizonte/MG e os convidados são Kelly Pimentel de Lima - psicóloga, coordenadora e gestora do programa de guarda subsidiada e reintegração familiar do município de Diadema – SP; João Valério Alves Neto, psicólogo, gestor de políticas públicas na área da infância e adolescência e Valéria Silva Cardoso, assistente social, coordenadora do Acolhimento Familiar na Subsecretaria de Assistência Social da prefeitura de Belo Horizonte/MG. O mediador é Marco Aurélio Romeiro Alves Moreira, Promotor de Justiça Coordenador da CREDCA-Vale do Rio Doce.

No dia 17, às 16horas o tema Serviço de Acolhimento familiar: conhecendo a experiência dos municípios de Cascavel e Uberlândia e os convidados são Neusa Cerutti - Assistente social, mestranda em serviço social e servidora pública licenciada no município de Cascavel/PR, José Roberto Poiani - Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude de Uberlândia-MG e membro da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMG e a mediadora é Sônia Beatriz Raphael Pascoal – Assistente social da CREDCA-Vale do Rio Doce. (ARTHUR JUNIOR – Ascom - Cimams)