Concurso Sabores do Cerrado abre inscrições

Foi lançado, ontem de manhã, em Montes Claros, o ‘I Concurso Gastronômico Sabores do Cerrado’, que será realizado dentro das Festas do Pequi, de 1º a 3 de fevereiro, com propostas de colocar as cozinheiras e gastrônomas do Norte de Minas para criarem pratos atraentes com a utilização de produtos do Cerrado regional. O evento ocorrerá em parceria das Secretarias Municipais de Cultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Meio Ambiente. Lucas Lafetá Vargas, gerente de Turismo Municipal, explica que o objetivo é fortalecer a culinária regional e atrair turistas. A organização técnica é da professora Bernadete Guimarães, especialista nessa área.

Os bares e restaurantes interessados em participar do concurso podem fazer a inscrição. A 28ª Festa Nacional do Pequi será realizada nos primeiros três dias de fevereiro, na Praça da Matriz e além das tradicionais barracas de comidas e bebidas típicas da região e das apresentações dos artistas da terra, contará com o circuito gastronômico alternativo composto por bares e restaurantes que irão oferecer opções de pratos inéditos em seus estabelecimentos. A ideia, segundo o gerente de Turismo da Prefeitura, Lucas Lafetá, é criar uma atração complementar à festa que agregue valor e que não se restrinja ao - tão amado pelos norte-mineiros - arroz com pequi.

A Festa Nacional do Pequi será realizada nos três primeiros dias de fevereiro, mas o circuito oferecerá seus pratos durante toda a semana. Para participar do circuito, o comerciante deve criar um prato que tenha algum ingrediente típico da região, como frutos do cerrado ou manteiga de garrafa, por exemplo. Assim, os proprietários de bares e restaurantes interessados em participar do evento devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, no segundo andar do prédio-sede da Prefeitura, e realizar sua inscrição, que é gratuita, até o dia 18 de janeiro. (GA)