Confira o que abre e fecha em Montes Claros neste feriado de Carnaval

Comércio central reabre na quarta-feira

Por ocasião das comemorações carnavalescas, alguns serviços sofrem alteração em Montes Claros. A Prefeitura decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira), retomando seu funcionamento normal no dia 14 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas), a partir de meio-dia. A coleta funcionará normalmente todos os dias.  

Além disso, os mercados municipais Central e Sul funcionam normalmente no sábado, no domingo só até o meio-dia, na segunda-feira terão funcionamento normal, ficam fechados na terça e abrem na quarta o dia todo. A feira da Ceanorte funcionará normalmente na segunda-feira, a partir das 13h, e na quarta-feira, a partir das 9h.

Quem quiser, poderá aproveitar o feriado nos parques da cidade. Segundo informou a Prefeitura, o Parque Municipal Milton Prates e o Parque das Mangueiras estarão abertos normalmente, a partir das 8h.

Durante os dias de folia, as Unidades de Saúde do município estarão fechadas, mas o Pronto Atendimento Municipal Alpheu de Quadros funcionará normalmente, 24 horas por dia.

A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ficará fechada e só reabrirá na quarta-feira de cinzas, às 12h.

COMÉRCIO | O Sindcomércio de Montes Claros esclareceu que por meio de acordo firmado entre os Sindicatos Patronal e Laboral, ficou definido que o comércio do centro da cidade deverá fechar no sábado em comemoração antecipada ao dia do comerciário que ocorre na data na terça-feira (30). As empresas da categoria, inclusive o Ramo de Supermercados e empresas estabelecidas em Shopping Centers, poderão funcionar na data sem pagamento de qualquer acréscimo, por se tratar de troca por folga antecipada.

Mantendo o pacto negociado na convenção anterior 2017/2018, também ficou definida a troca do feriado do Dia da Consciência Negra (20/11), pelo feriado oficial de Carnaval (13). Permanecendo o comércio fechado na terça.

Já os shoppings da cidade vão ter funcionamento diferente. No sábado funcionam normalmente. No domingo, segunda e terça de Carnaval, as lojas vão ficar fechadas, mas o funcionamento das áreas de lazer e alimentação fica facultativo, podendo sua maioria estar funcionando. Na Quarta-feira de Cinzas, o shopping abre a partir do meio dia.

BANCOS | As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na próxima segunda-feira e terça-feira. Na Quarta-feira de Cinzas (14), os bancos abrirão ao meio-dia. 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que a população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. Além disso, os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico do banco. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).

As contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês que tiverem os dias 12 ou 13 como data de vencimento, poderão ser pagas sem acréscimo na quarta-feira. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento, informou a Febraban.

Mercados Central e Sul abrem no sábado e domingo, mas fecham segunda e terça