Debate será realizado hoje sobre as eleições do IFNMG

Os dois candidatos

Será realizado hoje às 19 horas o debate entre os candidatos ao cargo de reitor do IFNMG, para o mandato 2020-2024, com os professores Cláudio Roberto Ferreira Mont'Alvão e Joaquina Aparecida Nobre da Silva. Acontecerá de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet, e será transmitido, em tempo real, para toda a comunidade acadêmica, via canal do IFNMG no Youtube. A organização do debate é de responsabilidade da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação (CIS/PCCTAÉ) e das representações estudantis. A moderação será feita pelo relações-públicas e coordenador da Coordenação de Comunicação da Reitoria do IFNMG, Bráulio Quirino Siffert. Todo o debate contará com interpretação em LIBRAS.

O tempo de duração previsto para o debate é em torno de 1h45m. Serão quatro blocos, iniciando com a apresentação dos candidatos. No segundo bloco, eles responderão perguntas sobre os seguintes temas: Ensino, EAD, Pesquisa e Inovação, Extensão, Gestão, Assistência Estudantil, Combate às Opressões e Recursos Humanos. As perguntas foram extraídas de consulta pública, realizada com a comunidade do IFNMG, por meio de formulário eletrônico, para levantar as questões mais relevantes para o futuro da Instituição. O terceiro bloco do debate será de perguntas livres entre os candidatos e o quarto, de considerações finais.

"O debate é o momento do eleitor, seja ele docente, discente ou TAE tirar dúvidas sobre o programa de trabalho de cada candidato, avaliar suas propostas para os problemas apresentados, analisar seu comprometimento, sua experiência e postura diante das demandas da comunidade acadêmica", avalia a servidora Patrícia Teixeira Sampaio, membro da CPPD do Campus Avançado Porteirinha e uma das organizadoras do debate.

Para conhecer melhor os candidatos, não apenas ao cargo de reitor, mas também de dirigentes dos campi, os eleitores também podem conferir na página do IFNMG o programa de trabalho de cada candidato.  A votação eletrônica online para todos os cargos será na quarta-feira,  dia 12, das 9h às 21h. As urnas referentes a cada unidade (Reitoria, CEAD e campi) e segmento (técnico-administrativo, docente e discente) ficarão disponíveis no www.ifnmg.edu.br/eleicoesifnmg2020. (GA)