DIA DO GARI | Data é comemorada nesta quarta, em Montes Claros

Ana Maria Santana, gari na cidade há seis anos

“Se a população imaginasse o município sem os garis, eles dariam mais valor”

É comemorado nesta quarta-feira (16), o Dia do Gari, profissional responsável pela limpeza das vias públicas de uma cidade e que trabalha no setor de infraestrutura do município. Segundo a Prefeitura, só em Montes Claros aproximadamente 516 pessoas trabalham com essa missão, que lhes foi confiada: manter a limpeza de ruas e avenidas da cidade.

Ana Maria Santana chegou para trabalhar como gari há seis anos e já está envolvida com o trabalho e também com a cidade. A Miss Gari, como também é conhecida, tem o seu jeito comunicativo e faz amizades logo, por onde passa. Para ela, o trabalho tem grande importância. “O gari faz um trabalho lindo e importante, onde concedemos resultados visíveis do nosso serviço”, disse a profissional que ressaltou: “este dia é uma grande conquista para nós, que trabalhamos e fazemos o serviço urbano da cidade, pois podemos mostrar a firmeza da nossa existência, da nossa categoria e o nosso desempenho”, afirmou.

Disposição, animação, esforço, e o poder de deixar a cidade de Montes Claros ainda mais bonita e limpa, são algumas das características do gari, profissional de quem o dia é celebrado nesta quarta-feira (16). Maria de Lurdes trabalha há aproximadamente cinco anos na profissão. Ela aproveitou a data em que comemora o dia do gari para contar o orgulho que sente em trabalhar neste emprego. “Eu me sinto muito incentivada e orgulhosa em trabalhar diariamente como gari, muitas pessoas nos olham com desigualdade, porém, isso não me impede de realizar o serviço da melhor maneira possível. Essa situação me deixa muito triste, mas não me sinto inferior porque o meu trabalho é tudo”, destacou a profissional.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos de Montes Claros, Vinícius Versiani, os garis são importantes para a cidade. “É muito importante a função diária do gari, pois a cidade depende deste trabalho para ficar limpa e com harmonia. Eles são peças fundamentais para o município e manutenção da limpeza, ordem e saúde publica”, disse.

Contratada há mais de cinco anos, Tatiane Gonçalves também celebra este dia tão especial para todos eles. Segundo a profissional, é sempre uma alegria participar das comemorações do dia do gari, pois, neste dia, eles têm a oportunidade de serem lembrados e homenageados. “É Interessante, pois é um dia no qual somos lembrados, porque, muitas vezes, o nosso serviço não e reconhecido, mesmo sendo um trabalho essencial e de muito valor para a cidade. Se a população imaginasse o município sem os garis, eles dariam mais valor”, afirma a gari.

Segundo a Prefeitura de Montes Claros, uma programação será realizada hoje, a partir das 7 da manhã, em homenagem ao Dia do Gari. Essa programação contará com um café da manhã e será realizada na quadra do parque de exposições João Alencar Athayde.

Maria de Lurdes com toda a sua espontaneidade