Gil Pereira pede retorno do trem de passageiros no NM

O deputado Gil Pereira espera que o transporte de passageiros entre o Norte de Minas e Belo Horizonte seja retomado, aproveitando  o Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais, que prevê R$6 bilhões pela prorrogação por mais de 30 anos da concessão ferroviária. Ele defende pontos prioritários para a região, como reativar a ligação ferroviária para o Norte de Minas, para transporte de passageiros e cargas, e implantar linha ferroviária integrada ao sistema, entre Pirapora e Unaí, para escoamento da produção de grãos do Norte e Noroeste de Minas.

Em sua visão, “Minas Gerais deve retomar o protagonismo das ferrovias, que fazem parte da nossa essência afetiva e econômica”, declarou o deputado Gil Pereira. Ao falar sobre seus requerimentos apresentados à Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, o parlamentar ressaltou “a importância social e econômica de reativarmos a ligação ferroviária para o Norte de Minas, para transportar passageiros e cargas, na rota de Belo Horizonte até a Bahia, passando pelo estratégico corredor ferroviário que inclui Buenópolis, Joaquim Felício, Bocaiuva, Montes Claros, Capitão Enéas, Janaúba, Porteirinha, Mato Verde, Pai Pedro, Monte Azul e Espinosa”.

Também fundamental, segundo o deputado Gil Pereira, “é a implantação de linha ferroviária integrada ao sistema, entre Pirapora (Norte) e Unaí, para escoamento da produção de grãos do Norte e Noroeste de Minas. Vamos colocar Minas nos trilhos para o futuro”. “Essa é a nossa luta. não é contra nenhum estado, nem contra o governo federal, é a favor dos mineiros”, declarou o presidente da Assembleia, Agostinho Patrus.

O secretário de Estado Marco Aurélio Barcelos informou que o Plano Estratégico Ferroviário será elaborado no prazo de 13 a 15 meses, por empresa privada a ser contratada pela ANTF. O estudo já prevê ações como o Contorno Ferroviário de Montes Claros e a Adequação da Ligação Ferroviária (bitola) no segmento de Pirapora.  Os requerimentos apresentados por Gil Pereira são de audiência pública no município de Bocaiuva, Janaúba, Monte Azul e Pirapora para debater a ampliação da Ferrovia Centro Atlântica no Norte de Minas e a reativação do transporte de passageiros. (GA)