Histórias infantis marcaram dia de prevenção ao trabalho infantil

O Dia de Prevenção ao Trabalho Infantil, comemorado ontem (12), foi marcado em Montes Claros com histórias infantis contadas pelo grupo de leituras da Secretaria Municipal de Educação, que reuniu aproximadamente 50 alunos dos Centros de Ensino Infantil para, através da peça teatral, mostrar que criança deve estudar e não trabalhar. A coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Ronilda Soares Rodrigues, explicou que está aguardando a conclusão de levantamento realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros sobre a quantidade de crianças que estão trabalhando. Ela afirma que, pelas estatísticas do IBGE, são aproximadamente 1.700 crianças, mas a busca realizada pelas assistências sociais apurou no máximo 260.

A Prefeitura de Montes Claros está realizando um processo de licitação com pregão eletrônico para contratar uma entidade sem fins lucrativos especializada na capacitação de jovens aprendizes. Para quem não está familiarizado com o Programa de Jovens Aprendizes, é uma iniciativa que visa à qualificação profissional e inclusão social do adolescente em condição de vulnerabilidade social por meio da formação técnico-profissional, do estímulo à prática da cidadania e da transmissão de valores éticos. O curso de capacitação oferecido aos jovens aprendizes, que terá carga horária máxima de 20 horas semanais, terá disciplinas como Ética Profissional, Atendimento ao Cliente, Educação para o Consumo, Comunicação Oral e Escrita, Direitos Humanos, entre outras.

A participação no processo é exclusiva para entidades sem fins lucrativos, que tenham como objetivos a assistência ao adolescente e a educação profissional, e que sejam registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e cadastradas no Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional (CNAP). O pregão do processo nº282/2019 será realizado no dia 28 de junho, pelo sistema do Banco do Brasil.