Moc amplia medidas após registrar mais três mortes por Covid-19 e chega a 1985 casos

O setor de epidemiologia da Prefeitura de Montes Claros confirmou na noite de ontem (5), a morte de mais três pessoas que tiveram complicações decorrentes do novo coronavírus, aumentando para 31 os óbitos na cidade. São dois homens, de 71 e 82 anos e uma mulher, de 89 anos. O idoso, de 71, era cardíaco e teve AVC recentemente. Ele foi internado dia 29 e evoluiu a óbito nesta terça (4). O idoso, de 82 anos tinha doença neurológica. Foi internado dia 31 e foi a óbito ontem (4). A idosa, de 89 anos, era cardíaca. Foi internada dia 29 e evoluiu a óbito dia 3 e o resultado positivo saiu nesta terça-feira (4).

O setor confirmou ainda que foram registrados 63 novos casos de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus o que elevou para 1.985 o número de casos confirmados no município.

Devido à queda no banco de dados, não será possível informar o sexo e idade dos 63 novos casos.

O município esclarece que está ampliando o sistema de cadastramento dos casos suspeitos e confirmados da Covid-19 no município e nesta semana, dez servidores reforçarão o serviço, que inclui cadastro, assistência e monitoramento dos casos.

Eles se juntarão a outros que já desempenham o mesmo trabalho, divididos em turnos de manhã, tarde e noite. O reforço se faz necessário devido ao crescente número de casos na cidade. O cadastro e acompanhamento dos casos em todas as regiões de Montes Claros possibilitam uma maior efetividade na prestação de assistência por parte do município, através das unidades de saúde mais próximas das residências dos pacientes. A Prefeitura também mantém uma central para orientações sobre cuidados gerais e prevenção à Covid-19, com informações sobre isolamento domiciliar e indicações de serviços de saúde. O telefone da central é o 2211-4336.

Nesta sexta-feira, será realizada a sessão pública do processo licitatório que visa adquirir diversos equipamentos, como totem para álcool em gel e protetor facial, que serão utilizados pelo Município de Montes Claros como prevenção ao contágio pelo coronavírus. O pregão, que será realizado na modalidade eletrônica, acontecerá através do sistema do Banco do Brasil (www.licitacoes-e.com.br) e irá adquirir: 140 totens para álcool em gel, 150 metros quadrados de capacho em vinil, 131 termômetros digital de testa ou ouvido e 3.093 máscaras protetora facial com visor articulado. O processo 426/2020 é exclusivo para microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas.  Os vencedores da licitação deverão entregar os produtos em, no máximo, 10 dias corridos e ainda deverão disponibilizar uma garantia mínima, que pode variar de acordo com o produto, e substituir a unidade defeituosa em até 72 horas, caso haja necessidade. (GA)