Moc entregará cadeiras de rodas a pacientes do SUS

Os pacientes do Sistema Único de Saúde de todos os municípios do Norte de Minas que estão sem receber cadeiras de rodas há dois anos enfim serão aliviados: a Prefeitura de Montes Claros, através do Centro de Órteses e Próteses da Secretaria Municipal de Saúde, começará a entrega esse material  na primeira semana deste mês. O fornecimento de órteses e próteses, como coletes, cintas, pernas e braços “mecânicos”, tutores, etc, já vinha sendo realizado desde o mês de agosto deste ano. Os demais tipos de cadeiras e outros meios de locomoção, como calçados, palmilhas, andadores, muletas e bengalas, estão com previsão de início de entrega para janeiro de 2020.

Ana Paula Leite Batista, referência técnica da Junta Reguladora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, o serviço do Centro de Órtese e Prótese é responsável pelo atendimento de uma população de aproximadamente 915 mil habitantes, com abrangência de 45 municípios da região norte do Estado. “A dificuldade no fornecimento de OPM (Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção) é um problema que se estende há anos e a todo o Estado de Minas Gerais, devido aos baixos valores estabelecidos na tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde - SUS, sendo pouco atrativos aos fornecedores desse tipo de produto", explica.

Ainda de acordo com Ana Paula, “foram iniciados vários processos de licitação para a contratação de novos fornecedores. Porém, devido à defasagem nos valores da tabela SUS, os Chamamentos Públicos foram mal sucedidos, gerando a necessidade de reabertura de novas seções e/ou desmembramentos dos processos a fim de adquirir as OPM necessárias. Finalmente, após um total de nove seções de licitação, foi possível adquirir os produtos”. (GA)