Moc seleciona estudantes carentes que receberão bolsas de ensino

A Praça Geraldo Alves Gonçalves, no bairro José Correa Machado

Os Conselhos de Referência em Assistência Social de Montes Claros (CRAS) iniciaram, ontem de manhã, o cadastramento de estudantes carentes que serão beneficiados com as 20 Bolsas de Estudo Gratuitas negociadas pelo Ministério Público do Trabalho e Prefeitura com o Grupo Soebras. O CRAS Maracanã participou do projeto Melhores Dias, realizado na Praça Geraldo Alves Gonçalves, no bairro José Correa Machado, e passou a cadastrar os alunos carentes que concluíram o ensino médio e, portanto, podem fazer a faculdade.

O MPT constatou irregularidades trabalhistas na Soebras e aplicou uma multa na instituição, que propôs negociar com a prestação de serviços. Por isso, serão realizadas 800 cirurgias de cataratas, 200 cirurgias de procedimentos comuns, todos executados no Hospital das Clínicas da Funorte, com os pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde; assim como doadas 20 bolsas de estudos gratuitas em cursos superiores e doado um caminhão para a prefeitura.

A coordenadora do CRAS Maracanã Claudia Gislene Rocha explica que a determinação do secretário municipal de Assistência Social,  Aurindo Ribeiro, é para cada CRAS cadastrar 10 alunos, totalizando 220 alunos. Entre eles serão selecionados os alunos que receberão a Bolsa de Estudos. Nágila Taiane Barbosa Oliveira, de 26 anos,  concluiu o ensino médio e espera fazer o curso superior de Farmácia. Ela procurou o mutirão do CRAS para se habilitar. A psicóloga Raissa Ariane Afonso mostrou-lhe o processo de seleção. Também quis saber como o Acessuas, onde participa de oficina em curso técnico.

A coordenadora do projeto Dias Melhores, Juliana Rocha, explica que os moradores receberam exames de glicemia e pressão arterial, quando os casos mais graves foram encaminhados para a equipe de Saúde da Família; assim como o CRAS deu orientação sobre o Bolsa Família, Acessuas, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e sobre vários programas. A equipe de esportes aplicou aulas de danças.