Montes Claros aplica mais 10 multas por quebra de quarentena

A Vigilância Sanitária de Montes Claros aplicou mais multas a 10 pessoas que descumpriram a quarentena de sete a 14 dias impostas pelo município para quem veio de outra cidade. Cada multa é do valor de R$ 1.235,30 e os multados são Afonso Cláudio da Silva, Amélia Ferreira Lima, Anny Karolline Oliveira M. Lima, Danilo Fernandes da Silveira, Décio Rodrigues de Almeida, Ianca Thalita Oliveira Barbosa, José Milton Diamantino, Rafael José Braz do Carmo, Valdivino Rodrigues da Silva e Wendel de Nassau Nether. Os infratores foram notificados através do Diário Oficial.

Na publicação anterior foram aplicadas multas a 15 pessoas. O JORNAL GAZETA pediu informações sobre a quantidade de pessoas que foram multadas, mas não recebeu a resposta. Cada infrator tem 15 dias para apresentar recurso contra a multa ou 30 dias para pagar a dívida. Desde o dia 1º de maio Montes Claros implantou as barreiras sanitárias, onde toda pessoa que entrar na cidade recebe uma pulseira, sendo a amarela se não tiver sintomas da Covid-19 e tem de ficar sete dias em isolamento. A pulseira vermelha é para quem apresentou os sintomas é tem de ficar 15 dias em isolamento

O município afirma que irá ampliar a fiscalização e que após estabelecer a flexibilização das atividades irá atuar para garantir que os responsáveis pelos estabelecimentos sigam as medidas de prevenção ao coronavírus. O plano de retomada, denominado 'Avança Moc, com Responsabilidade', prevê que a flexibilização esteja alinhada com uma série de determinações para evitar a propagação da Covid-19. Souto explicou que 40 novos guardas municipais foram contratados e serão responsáveis pelos bens públicos, os mais experientes atuarão como reforço na fiscalização.

O plano prevê penalidades como multa e até cassação de alvará de funcionamento, em casos de desrespeito às regras. A fiscalização é feita pela secretaria de Serviços Urbanos, com apoio da Guarda Municipal. Desde as primeiras regulamentações municipais, cerca de 1.500 denúncias já foram averiguadas. (GA)