Montes Claros inaugura aceleradora de startups

Será inaugurada hoje (12) às 17 horas, em Montes Claros, a aceleradora de startups “A Fábrica”, em inciativa e parceria do SEBRAE Minas, Prefeitura de Montes Claros e Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), com apoio do Ecossistema de Inovação do Norte de Minas, que conta com a participação de diversas instituições de ensino da região. O objetivo da aceleradora é fomentar o empreendedorismo inovador, por meio do apoio às startups que já estão em operação ou prontas para começar suas atividades, como explica Haroldo Moraes Lopes, secretário executivo da Fundetec.

"Não vamos criar startups. Esse trabalho já é feito nas incubadoras existentes na cidade, principalmente nas instituições de ensino. Na Fábrica, vamos trabalhar com quem já está atuando ou prestes a entrar no mercado”, explica Haroldo. O secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Edilson Torquato, salienta que, assim como existem locais como o Distrito Industrial, decidimos criar um ambiente em que empreendedores da área de inovação possam trabalhar juntos e trocar experiências em um espaço físico de aceleração de startups e, assim, desenvolver suas ideias.

Walmath Magalhães, analista do SEBRAE Minas, destaca o apoio da entidade na criação do espaço e acredita no sucesso da iniciativa. “Desenvolvemos a ideia do empreendedorismo inovador com estudantes, instituições de ensino superior, entidades de fomento e empreendedores de Montes Claros e região durante os últimos quatro anos. Hoje constatamos o surgimento de um espaço legítimo e apropriado ao fortalecimento dos negócios digitais e à expansão do conceito de Ecossistema de Inovação no Norte de Minas", enfatiza. A Fábrica, que irá funcionar na Avenida Ovídeo de Abreu, 466, no centro de Montes Claros, contará com duas empresas-âncora: a Advogar, parceira do empreendimento, e a Contapay.