Montes Claros inicia o maior Carnaval da sua história

Começa hoje, às 15h, o maior Carnaval da história de Montes Claros, quando sete blocos carnavalescos prometem arrastar aproximadamente 40 mil foliões neste sábado, na “Passarela da Alegria”, formada na Praça dos Jatobás e Avenida José Correa Machado, onde durante muitos anos foi realizada a micareta Carnamontes. Este Carnaval se diferencia de todos outros por causa do envolvimento dos blocos com seus abadás, sempre puxados por baterias. O secretario municipal de Cultura, João Rodrigues, explica que esta festa pretende seguir o modelo criado em Belo Horizonte. O desafio é consolidar esta festa.

Uma grande infraestrutura foi montada na Passarela da Alegria, com palco, onde os blocos se apresentarão; tendas, banheiros químicos e toda segurança. O bloco “DaMorada”, antigo Saci, abrirá o desfile e depois será seguido pelo Nhan Gandaia, Novo Horizonte, Maria Bonita, Passu Preto e, por fim, o Raparigas do Bonfim. O bloco Jegue Love estará desfilando, mas sem subir ao palco, pois seus foliões preferem o jeito livre e voluntário. O DaMorada ainda se apresenta à noite, no bairro Morada do Parque.  Diante do risco de uma grande multidão tomar conta do local, a Prefeitura criou uma segunda opção: usar o outro lado da avenida José Correa Machado, caso haja uma grande procura de foliões.

No domingo, dia 11, ocorrerão mais apresentações dos blocos, cada um em sua concentração: a partir das 10h, o bloco Passu Preto, no parque João Botelho; enquanto  às 15h o Raparigas do Bonfim se exibe no bairro Todos Santos e o DaMorada, no parque Morada do Parque. Cada um com estilo diferente, pois o DaMorada aceita apenas marchinhas carnavalescas. No dia 12, segunda-feira, os blocos Maria Bonita, Nhan Gandaia, Jegue Love e DaMorada se apresentam. No dia 13, apenas o Jegue Love se exibe no último dia da folia.