Montes Claros recebe palestras sobre qualidade de forrageiras

Fotos: ASCOM/SINDICATO RURAL

Cerca de 80 produtores participaram do ciclo de palestras sobre Qualidade de Forrageiras, promovido pelo Sistema FAEMG, através do Sindicato Rural de Montes Claros, em parceria com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e apoio da Unipasto.

Durante o evento, os participantes puderam conhecer a parceria entre o Sistema FAEMG e o MAPA, que visa garantir ao produtor a segurança na compra de sementes de qualidade. A proposta foi apresentada pelo analista de agronegócio Caio Coimbra, que também falou sobre outras vantagens oferecidas pela Federação, como os convênios com seguradoras e planos de saúde.

Maria Augusta Araujo de Castro, auditora federal agropecuária, falou aos produtores rurais sobre a legislação que envolve as forrageiras. Ela ressaltou que tanto o produtor de sementes quanto o que as compra para cultivo possuem direitos e deveres, e apresentou o Sistema Nacional de Sementes e Mudas, RENASEM, que é o serviço pelo qual o MAPA inscreve, credencia e habilita aqueles que querem exercer as atividades de armazenador, beneficiador ou comerciante de sementes e mudas.

A partir da parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - FAEMG - e o MAPA, os produtores rurais que quiserem garantir a qualidade das sementes adquiridas poderão solicitar a fiscalização, direto na propriedade. Maria Augusta explica que o procedimento antes era feito a partir de notas fiscais colhidas aleatoriamente no comércio. Porém, os fiscais encontravam dificuldades para localizar as propriedades rurais, ou corriam o risco de o produtor não acreditar no contato telefônico feito previamente. "Agora, os produtores poderão se oferecer para receber a fiscalização, e garantir a qualidade do produto vendido para ele", explica.

Outro assunto abordado durante o encontro foi o Conseleite-MG, um conselho paritário que reúne representantes de produtores rurais de leite do Estado e de indústrias de laticínios que processam a matéria-prima no Estado de Minas Gerais. O principal objetivo do Conseleite é a busca de soluções conjuntas, pelos produtores rurais e indústrias, para problemas comuns do setor lácteo mineiro. O tema foi apresentado pelo analista de agronegócio Wallisson Lara, que também falou da importância da pastagem na pecuária.

Para o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, José Avelino Pereira Neto, eventos como esse tendem a aumentar a produtividade da região. "É de extrema importância que os produtores rurais tenham acesso a informações atualizadas e precisas sobre o agronegócio", reforça. O evento também teve o apoio da Sociedade Rural de Montes Claros. (Ascom/Sindicato Rural)

Fotos: ASCOM/SINDICATO RURAL