Montes Claros tenta aumentar meta de vacinação

Será realizada hoje (17), entre 8 e 17h, o Dia da Vacinação, quando Montes Claros inicia uma mobilização para reverter a baixa adesão da população na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, pois até agora apenas 12% da meta de  88.860 pessoas foi alcançada. A secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta explica que o Brasil está com apenas 7% da sua meta. No caso de Montes Claros, ela justifica que foram abertas 23 salas de vacinação, onde algumas funcionam até às 19 horas. Nesse sábado, serão 33 salas de vacinação, inclusive na praça Doutor Carlos. 

O Norte de Minas tem a meta de vacinar 268.126 crianças e adolescentes residentes em 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros que foi iniciada em 5 de outubro e termina dia 30 de outubro tendo como público alvo crianças com idade a partir de um ano e adolescentes até 15 anos. Em todo o país só contra a poliomielite mais de 11,2 milhões de crianças precisam atualizar a caderneta de vacinação, sendo quase 1 milhão 034 mil residentes em Minas Gerais. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes destaca a importância do reforço das ações de mobilização por parte das secretarias municipais de saúde visando sensibilizar os país ou responsáveis pela importância da atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.

Ela reforça que “precisamos aumentar as coberturas vacinais na região visando evitar a ocorrência de surtos de doenças que podem ser prevenidas com vacinas que estão disponíveis gratuitamente à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)”, frisa a coordenadora. Em setembro deste ano as coberturas vacinais nos municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros variaram de 48,42% no caso da segunda dose contra a poliomielite a 70,55% na aplicação da vacina BCG.

Os 10 municípios com maior número de pessoas que precisam ter a caderneta de vacinação atualizada são: Montes Claros (88.860); Janaúba (17.733); Bocaiúva (12.090); Jaíba (10. 294); Salinas (9.214); Porteirinha (8. 649); Rio Pardo de Minas (8.386); Taiobeiras (8.075); Espinosa (7, 534) e Coração de Jesus (6. 474). O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite é constituído por 92.959 crianças com idade entre um e menores de cinco anos de idade. 

Também na Campanha de Multivacinação o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Nos 54 municípios da área de atuação da SRS de Montes Claros a estimativa é de que devem ser vacinadas 175.167 pessoas. Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. (GA)