Ouvidoria legislativa começa a funcionar em Moc

A Ouvidoria Legislativa de Montes Claros começou a funcionar desde o dia 3 de outubro, um dia depois de sair o ato de nomeação do servidor efetivo Nelson Warley de Oliveira para responder pelo cargo. Uma sala no prédio mais antigo está abrigando a unidade, que é a quinta ouvidoria de Montes Claros. O ouvidor explica que tem um estagiário, mas espera a nomeação de outra pessoa para ajudá-lo na função. Ele explica que o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Prates, o pediu para atuar com total isenção e transparência, sem se preocupar com as repercussões. Nelson Warley quer atuar como elo entre a sociedade e vereadores, ouvindo as reclamações, críticas e sugestões da comunidade.

A primeira ação dele ocorreu com uma moradora da Vila Guilhermina, que reclamou do entulho espalhado na calçada da rua. Nelson Warley afirma que ligou para a Secretaria Municipal de Serviços urbanos relatando a demanda. O órgão assumiu o compromisso de mandar recolher o material ainda hoje. Na sua concepção, a procura da população ainda está pequena por falta de divulgação e, por isso, espera receber o sistema 0800, para facilitar o acesso da população, além de mais equipamentos.

Atualmente Montes Claros tem a Ouvidoria Municipal, que funciona no prédio da Prefeitura; além da Ouvidoria do SUS, que é a mais procurada pela comunidade, por causa do desrespeito na hora de internar pacientes ou fornecer medicamentos. Cada hospital tem sua ouvidoria. As corporações policiais contam com ouvidorias. (GA)