Rua aberta no bairro Alice Maia perde quatro árvores

As coordenadoras Nilcéia Cristina e Arlete Barbosa

A Rua Carlos Ferrante foi parcialmente aberta na quarta-feira à tarde pela Prefeitura de Montes Claros, no bairro Alice Maia, atendendo reivindicação dos moradores, que buscam a urbanização do local. A Secretaria de Infraestrutura mandou o trator abrir a rua, que antes funcionava apenas como beco. Com isso, a pista total ficou de 12 metros de largura, sendo que cinco metros serão de calçada em cada lado. A pista de rolamento ficará com sete metros. Porém, nem toda área foi aberta, pois a Secretaria Municipal de Meio Ambiente demarcou os pontos a serem cortados na abertura da rua. É que existem quatro árvores, sendo três mangueiras e uma Ficus, que será derrubada para receber a nova rua.

A coordenadora do projeto de revitalização, Nilcéia Cristina Santos, explica que a população está na expectativa da criação da praça pública, na área verde que existe no bairro e onde acaba a Rua Carlos Ferrante. O prefeito Humberto Souto assumiu o compromisso de mandar o projeto para a Câmara Municipal, transformando a área verde em local institucional e, com isso, permitindo criar a praça. Os vereadores Martins Junior e Soter Magno assumiram o compromisso de repassarem R$600 mil de emendas impositivas para a construção dessa praça. Eles não puderam indicar a obra no orçamento desse ano, pois não existia a documentação da área, Mas negociaram com o prefeito Humberto Souto a construção da praça.

Uma das árvores a ser derrubada

Com a abertura da rua, a moradora Arlete Barbosa espera que a Prefeitura construa uma ponte sobre o córrego Verde Grande, na avenida Sidney Chaves, interligando os bairros Alice Maia e Edgar Pereira. Isso daria novo sistema viário na cidade e retiraria os caminhões pesados da Rua Ipanema, que é ponto de estrangulamento atual. Além disso, ajudará os estudantes das escolas Quita Pereira e Hamilton Lopes, que moram no bairro Alice Maia. (GA)