Sala Mineira do Empreendedor facilita abertura de empresas em Montes Claros

Foto: Daniel Morais

Montes Claros foi a quinta cidade mineira com o maior número de empresas abertas nos quatro primeiros meses de 2019, de acordo com dados da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais. Foram 396 novos empreendimentos. Destes, mais de 95% são MPEs (Micro e Pequenas Empresas).

A Administração Municipal tem viabilizado uma gestão mais eficiente, em especial no que diz respeito à desburocratização dos processos e apoio às MPEs. Estas, que atualmente representam 96% das empresas de Montes Claros, se tornaram uma das principais geradoras de emprego e renda para a população, e se colocam como uma das vocações econômicas do município.

Para aquecer ainda mais a economia da cidade, a Sala Mineira do Empreendedor da Prefeitura de Montes Claros, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, vem desenvolvendo um trabalho contínuo para facilitar o registro dos novos empreendimentos, bem como o fomento empresarial de forma ampla.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Montes Claros, Edilson Torquato, “a redução da burocracia facilita a vida do empreendedor em todo o processo de formalização empresarial, desde a abertura, gestão, e até no encerramento de uma atividade empresarial; os incentivos, com foco em melhores resultados, são fatores imprescindíveis para o aumento das diversas atividades empresariais”.

A coordenadora da Sala Mineira do Empreendedor, Aline Ferreira, ressalta que “o conjunto de procedimentos na abertura de novas empresas feito de maneira mais eficiente reduz os custos para o poder público e para o contribuinte. Além disso, a articulação junto aos parceiros na busca de um ambiente empresarial favorável contribui para o crescimento das micro e pequenas empresas”.