Samu faz seminário e apresenta atendimento aeromédico

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun-Macro Norte) realizará amanhã em Montes Claros o 2º Simpósio SAMU Macro Norte – Valorização da Equipe Pré-hospitalar, assim como apresentará a  implantação do Serviço Aeromédico Integrado. O evento tem como público alvo os profissionais do SAMU e será promovido nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. O foco do simpósio é abordar temas que envolvem todo o processo de funcionamento do serviço de urgência e emergência, desde a constituição do SAMU Macro Norte, que foi o primeiro SAMU regionalizado do Brasil, além de mostrar a importância da gestão técnica e operacional para se obter um serviço de excelência.

Será tema ainda o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), implantado em 12 de outubro e que conta com a participação do Corpo de Bombeiros Militar. Durante o evento, serão ministradas palestras e mesas redondas com profissionais renomados que contribuirão na qualificação e aprimoramento dos colaboradores do SAMU.

A diretora executiva do Cisrun, que é o órgão que realiza a gestão do SAMU, Kely Cristina de Moura Lacerda, conta que, através do simpósio, os profissionais do SAMU têm a oportunidade de aprimorar o conhecimento técnico e prático contribuindo para a qualidade do serviço.

O presidente do Consórcio, Silvanei Batista, lembra que a difusão do conhecimento é uma das funções desenvolvidas pelo órgão e que existem ações direcionadas aos servidores do Cisrun/SAMU, aos profissionais da área da saúde e à população em geral. O Simpósio é apenas para profissionais do SAMU Macro Norte.  O helicóptero que passará a atender de forma definitiva as ocorrências de urgência e emergência na área de abrangência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte, será apresentado amanhã, ele que desde o dia 12 de outubro está na região.

O helicóptero foi cedido pelo Governo do Estado, enquanto o trâmite de documentação do veículo novo adquirido pela Secretaria de Estado de Saúde estava sendo preparado. Durante o evento, também será apresentada a equipe do Suporte Aéreo Avançado de Vida, formada por socorristas do SAMU Macro Norte e militares do Batalhão de Forças Aéreas do Corpo de Bombeiros, que passou por diversos treinamentos para assumir a nova missão. Com o novo helicóptero, modelo AS 350 B3, os municípios do Norte de Minas contarão com um suporte que trará mais agilidade aos atendimentos em situações de catástrofe com múltiplas vítimas e ao transporte de pacientes em estado grave. A aeronave possui equipamentos para o atendimento aeromédico, como desfibrilador, incubadora, oxigênio, maca entre outros. Assim, será utilizada nos atendimentos pré-hospitalar, nas transferências inter-hospitalares; além de realizar transporte de órgãos e tecidos. (GA)