Santa Casa recebe premiação por painel de gestão

A Santa Casa de Montes Claros foi homenageada pela implantação  do sistema de Painel de Gestão à Visa, utilizado na Instituição desde o ano de 2013 e considerado inovador em Minas Gerais. O superintendente Maurício Sérgio Souza Silva recebeu a homenagem durante o evento Inovação e Transparência, realizado no Hospital Luxemburgo, para apresentação dos avanços rumo à superação da crise financeira enfrentada pelo Instituto Mário Penna, onde foi apresentado um conjunto de ações que  garantam o atendimento a milhares de pacientes com qualidade e humanização.

Na sua exposição, Maurício Sérgio mostrou que a recuperação do déficit financeiro envolve melhorias no gerenciamento dos processos relacionados à área assistencial, captação de receitas e transparência na gestão. Com esse foco, foram apresentadas ferramentas como o Painel de Gestão, inspirado no Painel de Gestão à Vista da Santa Casa de Montes Claros, inovação em gerenciamento, que demonstra em tempo real os números dos atendimentos e procedimentos; o Prontuário Eletrônico, que garante mais segurança e eficiência nas informações dos pacientes; e o Portal da Transparência, que disponibilizará números de receitas e despesas, além de outras informações relacionadas à gestão da instituição.

Na oportunidade, foi realizada uma homenagem ao superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva pela contribuição, parceria e apoio no desenvolvimento do Painel de Gestão, ferramenta de primordial importância para o aprimoramento e modernização dos novos processos instituídos pelo Instituto Mario Penna. Segundo Maurício Sérgio, "é sem dúvida uma honra e uma grande satisfação ver que a Santa Casa de Montes Claros tem sido exemplo para instituições filantrópicas, como o Instituto Mario Penna, para buscarem novas ferramentas e processos para proporcionar um melhor atendimento aos seus pacientes", disse.

Ele lembra que em 2018 “podemos destacar o desenvolvimento do nosso painel. Uma ferramenta de gestão à vista, com tecnologia desenvolvida pelo hospital e única no Brasil que consegue mapear todas as áreas da Instituição em tempo real e que pode ser acessada e administrada por qualquer dispositivo online. Além disso, é possível ter acesso a toda rotina e atendimento de cada paciente, dados financeiros e gestão de insumos e recursos humanos, otimizando todo o processo de atendimento da Santa Casa de Montes Claros. Ou seja, é possível gerenciar desde o estoque até a alta do paciente”.

O superintendente afirma que com essas informações à mão e em tempo real, é possível traçar estratégias para diagnósticos mais rápidos, soluções imediatas, tratamentos mais precisos, com qualidade e toda segurança, sendo de fundamental relevância para as tomadas de decisões, contribuindo para a diminuição do tempo de permanência do paciente e até do absenteísmo do corpo laboral. (GA)