Saúde nomeia técnico para superintendente regional

O governador Romeu Zema nomeou o técnico Denilson Paranhos Costa como superintendente regional de Saúde, em ato publicado na edição extraordinária no Diário Oficial de Minas Gerais, que circulou domingo. O nomeado tomou posse ontem de manhã. Além dele, a enfermeira Janete Santos foi sondada para assumir o cargo. A escolha surpreendeu de forma geral, pois o escolhido não tem qualquer vinculação política e partidária. Além disso, a superintendente Bruna Alves Santos, que foi empossada em novembro, tinha o aval do deputado Tadeuzinho Leite (PMDB), único deputado do Norte de Minas, que apoiou Zema no segundo turno.

Na manhã de ontem, Denilson Paranhos explicou que no dia 28 de dezembro recebeu uma ligação de Darlan, nomeado subsecretário regional de saúde, da equipe de transição de Romeu Zema, que o sondou da possibilidade de assumir a superintendência regional, que tem jurisdição sobre 53 municípios do Norte de Minas, mas com influência em toda região Macronorte de Saúde, com 89 municípios. Ele é servidor efetivo da saúde estadual e atuou em Brasília de Minas, até ser transferido para Montes Claros. É técnico especialista em políticas publicas e gestão da saúde.

No período de 2015 a 2016 foi designado conselheiro municipal de saúde, representando o Estado, na época em que ocorreu a intervenção na saúde de Montes Claros, com o confronto entre a Prefeitura de Montes Claros e o Estado. Denilson Paranhos não é filiado  a qualquer partido e afirma que sua nomeação não tem qualquer apadrinhamento político, além do fato do governador Romeu Zema estar decidido a prestigiar os técnicos para os cargos comissionados.