Secretário de Educação apadrinhará cartaz sobre a paz

O secretário municipal de Educação, Benedito Said, apadrinhará neste ano o projeto internacional Cartaz Sobre a Paz, desenvolvido pelo Lions Internacional com alunos de 11 a 13 anos das escolas públicas. Na manhã de ontem, ele se reuniu com a diretoria do Lions Clube Montes Claros Sertanejo, quando foi oficialmente comunicado que seu nome foi escolhido para apadrinhar esse evento, tendo em vista que a Secretaria Municipal de Educação realiza neste ano o projeto “Paz na Escola, Paz na Casa e Paz na Família”. Serão envolvidos alunos de 12 escolas de Montes Claros, podendo chegar  1.200 alunos. Um aluno de cada escola será premiado.

A presidente do Lions, Catarina Durães Caldeira, a vice-presidente Fátima Sapori e a diretora Vera Mendonça mostraram ao secretário que as atividades nas escolas começarão de 17 de setembro a 23 de outubro. A entrega da premiação será no dia 12 de novembro.  Todo ano, os Lions Clubes promovem o Concurso Internacional de Cartaz sobre a Paz em escolas e grupos de jovens. Este concurso de arte para crianças de 11 a 13 anos estimula os jovens  a expressarem sua visão sobre a paz. O jovem tem de estar nessa faixa etária até o dia 15 de novembro. Nos últimos 25 anos, mais de quatro milhões de crianças de cerca de 100 países participaram do concurso.

O tema para o concurso do cartaz sobre a paz neste ano é “A bondade importa”.  Os participantes usarão várias formas para se expressarem sobre o tema, incluindo carvão, giz de cera, lápis e tinta. Os trabalhos criados são únicos e expressam as experiências de vida e a cultura dos jovens artistas. Os cartazes não podem ter dimensões inferiores a 33 por 50 centímetros ou superiores a 50 a 60 centímetros. O cartaz não poderá ser montado ou emoldurado.  O cartaz deverá ser criação original e individual do estudante. Não serão aceitas fotocópias ou qualquer forma de reprodução.  A técnica de confecção é livre.

Os cartazes desenhados com giz, carvão ou pastel deverão ser selados com substância fixadora para que não manchem. Não plastifique o cartaz.  Os cartazes em três dimensões não serão aceitos. Nada pode ser colado, grampeado ou afixado de qualquer forma ao cartaz.  O uso de números ou palavras em qualquer idioma no cartaz não é permitido. As assinaturas ou iniciais dos artistas deverão ser apostas no verso do cartaz.  Os cartazes devem ser feitos em material flexível que possa ser enrolado e colocado em tubo para remessa pelo correio. Não dobre o cartaz.