Seu negócio está preparado para a Black Friday?

Se preparar para esta data que se popularizou no Brasil

Há quase um mês para a maior temporada de promoções, o podcast “Que negócio é esse, Sebrae?” preparou um episódio especial para os pequenos negócios que querem aproveitar a Black Friday para vender mais. Nesta semana, o bate-papo será sobre dicas e alertas para tornar a data comercial uma boa oportunidade para as empresas faturarem mais no final do ano para compensar os longos meses de dificuldades provocados pela pandemia. 

A Black Friday, realizada oficialmente em 2020 no dia 27 de novembro, surgiu nos EUA e acontece sempre na sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças, e marca o começo da temporada de compras de Natal. Neste 11º episódio, o analista do Sebrae Minas Victor Mota vai explicar porque a cada ano aumenta o número de pequenos negócios que aderem a data comercial e aproveitam a oportunidade para liquidar o estoque do ano e aproximar mais dos clientes.

“A data se popularizou no Brasil e se tornou uma grande oportunidade para as empresas melhorarem seus caixas, conquistar novos clientes, e ainda dar vazão aqueles produtos que deveriam ter sido vendidos, mas que não tiveram uma boa saída ao longo do ano”, justifica o analista do Sebrae Minas.

Mota também explica sobre a importância de um bom planejamento, tendências da Black Friday na pandemia, o mix de produtos que deve entrar na promoção, como criar ofertas que sejam atrativas para os clientes, mas com uma mínima margem de lucro, além dos cuidados sobre a criação de falsas promoções ou descontos irrisórios. “O empresário precisa entender que a data é uma chance de aumentar as vendas, porém é preciso planejamento para avaliar o estoque, treinar sua equipe para que ofereça um bom atendimento, rever seus prazos de entrega, e principalmente, oferecer descontos que façam sentido para seu cliente”, alerta. 

O episódio também terá dicas de estratégias e canais mais assertivos para divulgação das ofertas, regras e condições para evitar frustrações nos consumidores e como aproveitar a data para fidelizar clientes e prospectar vendas durante todo o ano.  “A principal preocupação do comércio deve ser com o consumidor. Se o cliente não confia na empresa, a venda não se concretiza. Pior, uma vez que ele se sentir enganado, não voltará. E essa é a pior punição que o varejista pode ter”, lembra Victor Mota.

 

Dicas de sucesso para vender mais na Black Friday:

 

- Estabeleça o mix de produtos ofertado.

- Negocie parcerias com fornecedores para adquirir produtos com melhores preços.

- Aproveite para queimar itens de menos giro.

- Defina a faixa de desconto que será oferecida para cada categoria de produtos.

- Não crie falsas promoções ou conceda descontos irrisórios.

- Treine a sua equipe de vendas.

- A política de troca da loja deve ser clara e estar visível ais clientes.

- No e-commerce, prevê, legalmente, 7 dias de arrependimento na aquisição do produto

- Cultive boas práticas e deixe o seu cliente satisfeito.

- Não ofereça prazos de entrega impossíveis, amplie o seu atual prazo de entrega para não deixar de cumprir o prometido. (Agência Sebrae)