WORKPLACE CONTÁBIL | Um novo conceito em serviços de contabilidade

A Ággape Soluções Empresariais, uma das mais tradicionais empresas de contabilidade da região, está implantando em Montes Claros um novo conceito: o Workplace Contábil.

 

Este modelo, que reúne características de Shared Service Center, Coworking e Franchising, promete impactar a gestão de micro, pequenas e médias empresas.

 

"Grande parte das empresas brasileiras enxergam a contabilidade apenas como serviços de apoio no cumprimento de suas obrigações fiscais e trabalhistas, desconsiderando que a contabilidade é uma ciência da riqueza", destaca o contador Edenilson Durães, um dos idealizadores do conceito.

 

"William Edwards Deming, famoso guru da administração, afirmou que 'não se gerencia o que não se mede' e 'não há sucesso no que não se gerencia' e as informações econômicas e financeiras produzidas pela contabilidade constituem a base para a gestão de qualquer empreendimento, com ou sem fins lucrativos", complementa Edenilson.

 

Entenda melhor como funciona

 

Neste modelo, profissionais de contabilidade se unem, tendo um local de referência, e utilizam tecnologia exclusiva para otimizar as atividades operacionais, além de compartilhar seus conhecimentos e experiências. Esta sinergia possibilita uma melhor preparação técnica e maior disponibilidade dos contadores para assessorar seus clientes na gestão dos negócios.

 

"Quando construímos a nossa sede atual, já estávamos nos preparando para desenvolver este projeto", informa a contadora Regina Gomes. "E entendemos que agora, com o reaquecimento da economia, é o momento ideal para darmos início. Para isso temos uma excelente estrutura, no centro de Montes Claros, que é o suporte necessário para atendermos às demandas dos nossos clientes, não apenas nas áreas tributária e trabalhista, mas especialmente na análise de dados para tomada de decisões", afirma Regina.

 

A Rede de Contadores

 

Para uma melhor disseminação dos conhecimentos e experiências individuais, os contadores do Workplace se reúnem em grupos para debates. "Cada profissional participa de grupos num arranjo que permite que estejamos conectados em rede. E, periodicamente, realizamos eventos com a participação de todos", informa a contadora Josiene Moura.

 

"Esta metodologia nos permite aprofundar e disseminar os conhecimentos entre os profissionais, alcançando um nível técnico que seria impossível numa atuação isolada, além de estarmos mais preparados para prestar serviços especializados, como perícias e auditorias", complementa a contadora Magna Lenise.

 

A Metodologia AMS

 

Para otimizar as atividades de seus clientes, cada contador disponibiliza um sistema web personalizado, contando com uma tecnologia baseada na exclusiva metodologia AMS - Activity Management System. Cada atividade tem suas tarefas identificadas e classificadas dentro do conceito ação/reação; são padronizadas e definidas as responsabilidades e prazos de execução. A partir daí, um Painel de Tarefas gerencia todo o fluxo.

 

"O Escritório Virtual é um ambiente que conecta o cliente ao seu contador, permitindo gerenciar todas as solicitações e necessidades de maneira prática, ágil e dinâmica. Os colaboradores de ambos são notificados das tarefas que devem executar dentro do padrão estabelecido, bem como dos respectivos prazos, garantindo a eficácia do processo. E tudo o que foi feito fica registrado, podendo ser consultado sempre que necessário", informa o contador Pedro Viana.

 

Rede de Fornecedores

 

O Workplace Contábil também firma e desenvolve parcerias com fornecedores de produtos e serviços que atendem às mais diversas necessidades do mercado corporativo. Ao receber uma demanda, é realizada pesquisa para indicação e ao final do atendimento é feita uma avaliação do fornecedor. Durante o processo, o Workpkace poderá interagir a pedido do cliente para garantir a sua satisfação. Este serviço representa facilidade de acesso e controle de qualidade para os empreendimentos atendidos. "Assim o nosso cliente tem acesso fácil às soluções que precisa e pode manter o foco nas suas atividades principais", destaca Regina.

 

A expansão do negócio

 

"O projeto não é restrito e qualquer profissional que desejar pode procurar a Ággape para saber como participar. Também já recebemos contato de interessados em levar este modelo para outras cidades. Em função disso, estamos trabalhando para que ele possa se propagar, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social onde for implantado", conclui Edenilson.