‘A POESIA OCUPANDO A CIDADE’ | Inscrições para o 2° Beagá Psiu Poético podem ser feitas até dia 30

A poeta Karla Celene Campos, de Montes Claros, também estará
em BH para o evento

Seguindo a tradição, evento terá a participação de poetas de vários Estados brasileiros

Seguem abertas até a próxima quarta-feira (30) as inscrições para interessados em participar da segunda edição do Festival Nacional de Poesia Beagá Psiu Poético, que acontece entre os dias 14 e 18 de março próximo, em Belo Horizonte. Heroicamente realizado há 32 anos, de forma ininterrupta, o projeto tem em sua dianteira o agitador cultural João Aroldo Pereira e o Grupo de Literatura & Teatro Transa Poética, em parceria com a Prefeitura e a Universidade Estadual de Montes Claros.

“É um projeto que tem como intuito a celebração e difusão das diversas manifestações artísticas, a partir da arte poética. O festival é referência no fomento e valorização da literatura brasileira”, explica Pereira. Em 2019, seguindo a tradição, haverá a participação de poetas de diversos recantos do Brasil.

POETAS | Até essa sexta-feira (25) já haviam confirmado presença Noélia Ribeiro, de Brasília, no Distrito Federal; Rômulo Ferreira, de Ouro Preto, Minas Gerais; Bruno Candéas, de Recife, no Pernambuco; Olívia Ikeda, de João Pessoa, na Paraíba; Míria Gomes de Oliveira, Jovino Machado e Marcelo Dolabela, trio de Belo Horizonte, capital mineira; Artur Gomes, de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro; Deomídio Macedo, de Salvador, Bahia; Paulo de Barros, de Três Corações, em MG; e os poetas montes-clarenses Élcio Lucas, Karla Celene Campos, Márcio Moraes e Tânia Fraga.

Nos cinco dias do projeto, BH terá vários espaços ocupados pela arte. Entre os eventos já programados para 2019, destaque para a Bicicletada, que acontece no domingo (17/3) entre as Praças da Liberdade e Afonso Arinos, e encerramento com um recital de poemas no Parque Municipal da capital.

Além disso, segundo Pereira, “o projeto vai ocupar o Centro de Referência da Juventude (CRJ), o Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais, as linhas do Metrô, Terminal Rodoviário, Edifício Arcangelo Maletta, Escolas Estaduais e Municipais, Lar das Idosas, o Muro dos Poetas em Santa Tereza”.

INSCRIÇÕES | Interessados em participar do 2° Beagá Psiu Poético devem se inscrever gratuitamente através do e-mail psiupoetico@gmail.com até o próximo dia 30, com o título ‘Inscrição: 2º Beagá Pisiu Poético – 2019’, indicando a modalidade e um breve resumo da atividade. Mais informações sobre o projeto podem ser buscadas pelos telefones (38)2211.3380 e (38)99112.7011; pelo e-mail psiupoetico@gmail.com, com o título ‘Informação: 2º Beagá Psiu Poético’; ou ainda pela página oficial facebook.com/psiupoeticomoc.

 

 

 

Entre os poetas com presença confirmada está Noélia Ribeiro de Brasília, do Distrito Federal