Aberta inscrição para prêmio de literatura que busca novos escritores

A partir dessa quarta-feira (9), o Prêmio Sesc de Literatura abriu inscrições para a sua edição de 2019. A iniciativa é voltada para autores estreantes de romances ou contos inéditos. Os vencedores terão suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares.

Organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o prêmio foi criado em 2003 e se tornou conhecido no circuito literário por ser destinado exclusivamente a novos escritores, abrindo a eles as portas do mercado editorial.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas pela internet até o dia 14 de fevereiro. As obras são avaliadas pela sua qualidade para edição e circulação nacional.

A escolha dos vencedores se dá por meio de um processo em que os avaliadores não têm condições de saber quem são os autores. Os livros inscritos são protegidos por pseudônimos.

Na última edição, realizada em 2018, o vencedor na categoria Romance foi Entre as mãos, da carioca Juliana Leite, e na categoria Conto levou As Coisas, do gaúcho Tobias Carvalho.

Tobias Carvalho é natural de Porto Alegre (RS) e tem 22 anos de idade. Em seu livro “As Coisas”, o escritor retrata histórias de personagens homossexuais histórias que se entrelaçam e se contrapõem sob diferentes olhares e gêneros. Já Juliana Leite é natural de Petrópolis, tem 35 anos e é mestre em Literatura pela UERJ, onde também se formou em Relações Públicas.  Sua obra, “Entre as mãos”, conta a história de uma mulher que, após sofrer um acidente, desperta com o corpo marcado por cicatrizes profundas – entre elas, ausência definitiva de seu companheiro. Os escritores estavam entre os 1.540 inscritos no Prêmio Sesc de Literatura 2018 que, neste ano, contou com 720 livros de contos e 820 romances. (Agência Brasil)