Ficção de Montes Claros é selecionada em festival de cinema de BH

Foto: ALEXANDRE NAVAL/CEDIDA

Gravado em Montes Claros, o curta-metragem ficção Road Movie à Moda Norte Mineira, do diretor Alexandre Naval, foi um dos três filmes selecionados para 3ª Mostra Cine AfroBH 2019, na capital mineira. De acordo com o diretor, o elenco é formado por atores e técnicos da região. Esta é a segunda seleção em festivais de cinema que o filme participa.

“O filme mostra a decadência de uma artista que fez muito sucesso na década passada. Uma viagem de carro irá transformar a sua vida e de todos que estão ao seu redor”, detalha Naval. O filme é ambientado nos dias atuais e tem como pano de fundo o relacionamento entre pessoas de mundos diferentes. Elas estão confinadas dentro de um mesmo ambiente.

A 3ª Mostra CineAfroBH, com o tema ‘Quilombos urbanos, fé e cultura’, selecionou 10 filmes de realizadores exclusivamente afro-brasileiros de todo Brasil, dos quais sete filmes preferencialmente produzidos por realizadores afro-brasileiros belo-horizontinos ou mineiros, ou que sejam radicados em Minas Gerais há pelo menos dois anos; e três filmes de realizadores afro-brasileiros de outros estados do Brasil.

Segundo o diretor Alexandre Naval, a 3ª Mostra CineAfroBH é organizada pela ATOS Central de Imagens, com os recursos do edital do Fundo de Projetos Culturais da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte. As 10 obras selecionadas serão exibidas e debatidas durante a Mostra e poderão ser exibidas em outros eventos sem fins comerciais.

DIRETOR | Alexandre Naval é autor-roteirista de Cinema e Tv, diretor de cinema pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo-AIC, Produtor e Diretor de Televisão e Rádio pela Universidade Bandeirante de São Paulo, e já trabalhou com nomes como o diretor Fernando Meireles, e o atores Selton Melo e Wagner Moura.