Luthier: a arte da confecção de instrumentos musicais

No meio musical há vários profissionais insubstituíveis para o bom andamento da carreira de um músico. Um desses casos é o especialista que trabalha com a construção e a manutenção de instrumentos musicais, conhecido como luthier. Tradicionalmente, ele é responsável por instrumentos puramente acústicos, com caixa de ressonância de madeira, ou seja, está incluso o violãocajonsviolasrabecasviolinosviolas da gamba e todo tipo de guitarras (acústicaelétricaclássica), alaúdesbandolins.

Dentre os especialistas, está o compositor, instrumentalista e fabricante de rabecas, Zé Coco do Riachão. Foi criado na localidade de Riachão, onde nasceu, às margens do rio que leva o mesmo nome, no encontro dos municípios de Mirabela e Brasília de Minas, no Vale do São Francisco. Como seu pai era fazedor e tocador de violas sempre teve esse apreço pela área. No ano em que veio a falecer, Zé Coco fez show no SESC-Pompéia em São Paulo, durante o lançamento do CD "Violeiros do Brasil", do qual participou com uma faixa, tornando-se uma das principais referências no Brasil.

Para a fabricação, ele deve conhecer bem cada uma das ferramentas, deve entender de música, da sua trajetória histórica e, principalmente as necessidades de cada instrumento. Então, se torna responsável por equilibrar as vibrações e nuances musicais para atender as demandas dos clientes.

Atualmente, é possível encontrar cursos de capacitação, workshops e cursos de graduação voltados especificamente para a formação e atualização em luteria. A atuação do mercado é diversificada, podendo-se nos trabalhar mais diferentes locais como fábricas ou lojas de instrumentos musicais.

Lêo Alves é marceneiro profissional, estudou Violão Clássico na Unimontes e, atualmente, professor de violão no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, descreve que o preço pode ser um desafio para a prosperidade do mercado, mas Lêo acredita na produção. “O mercado de Montes Claros é diversificado e diferente de trabalhar. Existem muitas lojas de instrumentos musicais, então os interessados em descontos, mas pela mão de obra impossibilita a demanda. Porém, sempre existirá aquele que reconhece o poder de um instrumento estilizado, mostrar o nível de qualidade trabalho e ter um bom retorno”, diz Lêo.

É importante ressaltar que as ferramentas para a confecção devem ser de qualidade, pois irão dar credibilidade ao trabalho e, para o início, o profissional de luteria, ele utiliza utensílios primordiais como: bancada de trabalho, grampos de fixação, aspirador de pó, serrotes e serras, ferramentas multifunção (para furar, fixar tarraxas, etc), cola para madeira, lixas de vários grãos, raspadores, bloco de madeira e esquadros e réguas de vários tamanhos.

O mercado musical é conhecido pela diversidade de estilos e comportamentos. Nesse caso, os produtos englobam o negócio, mesmo que a profissão ainda não é conhecida por muitos, mas faz a alegria dos amantes por música e apreciado por pessoas de todas as idades.

Produto é alternativa amantes de música e peças variam de acordo com especificações dos clientes