Moc: cidade da arte e da cultura

Montes Claros vem recebendo, nos últimos dois anos, obras de artes em parques e praças. Além da contratação de artistas plásticos para embelezar Montes Claros, a comunidade também vem dando sua contribuição para ajudar no seu adornamento, doando. O maior exemplo é o Parque Sagarana, recentemente inaugurado, e que se transformou num verdadeiro museu a céu aberto, recebendo várias obras de artes doadas por artistas e admiradores.

Entre as esculturas que a cidade já recebeu, estão seriemas, louva-deus e busto de mulher, feitas de sucatas pelo artista Gu Ferreira; uma escultura de São Francisco, feita pelo artista Jorge Braga, e que foi doada por Carlos Araújo; um casal de anciões, feito por artesão de Tiradentes e doado por Dona Maria Jacy Ribeiro; uma escultura de dualidade de gênero, feita pelo artista alemão Simon Bartelin, e que foi doada pela artista Felicidade Patrocínio, que também fez e doou um totem para aquele parque, além de amuleto de cultura indígenas (caçadores de sonhos), feito pelo artista Roberto Marques e antigas esculturas de macaco, rinoceronte e canguru de madeiras, e que estavam deteriorados no antigo zoológico e que foram revitalizados, bem como, bancos e mesas feitos com madeiras caídas de parques, ruas e praças da cidade.

De acordo com a prefeitura, por conta do trabalho de artistas e colaboradores, além das obras do Sagarana, já foram inaugurados o Chinalão dos Tropeiros, no trevo do Aeroporto; duas borboletas gigantes, uma na Praça da Rodoviária e a outra na Avenida Deputado Esteves Rodrigues; uma libélula, instalada em frente ao Parque Municipal; uma tilápia, instalada no Parque das Tilápias e uma Garça gigante, instalada na Praça do distrito de São Pedro da Garça.

“O apoio dos empresários também vem sendo fundamental para viabilizar o programa Arte na Praça. O programa é uma das formas de deixar a cidade cada dia mais bonita, onde qualquer pessoa poderá adquirir uma escultura de algum artista ou disponibilizar uma obra de arte para doar para a cidade, podendo ser um carro de boi, um arado, etc”, divulgou a Prefeitura Municipal.