Museu Regional recebe exposição fotográfica sobre o rio São Francisco

O cenário para a produção das fotos foi o trecho do São Francisco,
em Januária

Quem visitar o Museu Regional do Norte de Minas nos próximos dias vai conferir a exposição fotográfica ‘Banho de Rio’, do professor e escritor Osmar Oliva. O trabalho reúne imagens da vida dos ribeirinhos de cidades que vivem às margens do São Francisco, no Norte de Minas, com objetivo de reforçar a conscientização sobre a importância da água e da preservação do chamado do rio.

Sobre a inspiração, o autor revela que se baseou nas memórias de infância em Brasília de Minas para trabalhar o tema. Ao todo, são dez fotografias em preto e branco, montadas em painéis de 60x80 centímetros, que ficarão abertas à visitação até o dia 28 deste mês gratuitamente, conforme agenda de funcionamento do museu da Unimontes.

O cenário para a produção das fotos foi o trecho do São Francisco, em Januária, também no Norte de Minas. Após o período de exposição em Montes Claros, a mostra passará a ser itinerante, com montagens nos campi da Universidade em Brasília de Minas, terra natal do autor, e também em Januária.

Osmar Oliva revela que apresentar o seu trabalho fotográfico ao público surgiu como incentivo do diretor administrativo Museu Regional, Giuliano Motta. “Além de professor de Literatura, tenho trabalhos artísticos como escritor, pintor e fotógrafo. Aliás, a fotografia tem me ocupado muito ultimamente”, revela o autor, que já tem trabalhos selecionados e publicados em catálogos internacionais.

Um dos mais recentes é “Transversalidades Fotografia sem fronteiras", que foi selecionado por concurso por dois anos consecutivos pelo Centro de Estudos Ibéricos, na cidade de Guarda, em Portugal.