Psiu Poético 2019 terá inscrições entre junho e julho

Foto: FÁBIO MARÇAL

Começam no próximo dia 1º de junho as inscrições para o 33º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético, que é organizado pelo Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros. Com o tema “Psiu Cinema”, o evento será realizado entre 4 e 12 de outubro, em diversos espaços públicos de Montes Claros, entre eles o Centro Cultural Hermes de Paula.

Até 31 de julho interessados poderão entregar poemas e versos na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho”, no Centro de Educação e Cultura Hermes de Paula, ou pelo site <psiupoetico.com.br.> De acordo com a Prefeitura Municipal, os participantes poderão inscrever de um a três poemas, digitados ou trabalhados de forma artesanal, enfatizando o conteúdo do poema.

DIGITAIS | Para poesias digitais, segundo a organização do evento, são exigidos texto em PDF, docx ou doc, com fonte do texto livre. Deve constar abaixo da poesia o nome do autor, cidade de procedência e o nome “33° Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético”.

Ainda conforme a Prefeitura, artistas de outras cidades podem mandar seu trabalhos pelo correio, endereçando-os ao Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula” – Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho”, com o título “33º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético – Psiu Cinema”, Praça Dr. Chaves, 32, Centro - Montes Claros/MG, CEP: 39.400-005.

CELEBRAR | Para os organizadores, o Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. “Seu princípio básico é celebrar a poesia, promover o encontro de poetas, escritores e artistas de todos os lugares. O evento acontece desde 1987, sendo considerado o maior do gênero no país”.

O evento é aberto para a participação de poetas, além de artistas independentes que queiram apresentar performances, recitais, esquetes teatrais, intervenções, debates, vídeos, filmes, músicas, danças, livros, CDs e demais manifestações culturais. “Durante a programação as poesias serão levadas a várias localidades da cidade. Na oportunidade, seis poetas serão homenageados pelo que vêm contribuindo com a discussão e evolução da arte poética brasileira”, finalizou a Prefeitura em nota.