“Vingadores: Ultimato” estreia hoje, em Moc, e expectativa é grande

Após Thanos eliminar metade das criaturas vivas, os Vingadores têm de lidar
com a perda de amigos, antes de enfrentarem o vilão na batalha derradeira

Foto: REPRODUÇÃO/INTERNET

Expectativa e ansiedade. Essas são as duas palavras mais usadas pelos fãs de super-heróis para definir o sentimento em relação ao novo filme da Marvel, “Vingadores: Ultimato” (em inglês Avengers: Endgame), que chega nesta quinta-feira (25) às telas do Cinemais, em Montes Claros. A explicação por tanta aflição é simples: o longa baseado nas HQ’s encerra a atual fase da produtora, ou seja, é a conclusão de mais de vinte filmes que conquistaram admiradores no mundo inteiro na última década. Além disso, o filme também é cotado para ser a despedida de atores como Chris Evans (Capitão América) e Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) de seus personagens, que podem, inclusive, não sair vivos da batalha final contra o super-vilão Thanos.

SUCESSO | Em 2008 teve início o grandioso projeto da Marvel Studios, que viria a ser um sucesso absoluto nos 10 anos seguintes. O primeiro filme do Universo Cinematográfico Marvel foi “Homem de Ferro”. A adaptação foi dirigida por Jon Favreau, e contou com roteiro de Mark Fergus e Hawk Ostby. A grande estrela do longa é Robert Downey Jr., que dá vida ao protagonista Tony Stark, um industrialista e gênio da engenharia, que, ao ser sequestrado, constrói uma armadura superpoderosa e se torna um super-herói tecnologicamente avançado: o Homem de Ferro.

Homem de Ferro  foi lançado nos cinemas em 2 de maio de 2008. O filme foi um sucesso comercial e de crítica, arrecadando mais de US$585 milhões e recebendo aclamação da crítica. O maior mérito de “O Homem de Ferro”, no entanto, foi a introdução de “Os Vingadores” nos cinemas. O próprio Robert Downey Jr. faz uma aparição como Tony/Homem de Ferro na cena pós-créditos de “O Incrível Hulk”, também de 2008, e outras produções grandiosas foram lançadas em anos seguintes, como “O Homem de Ferro 2”, de 2010; “Capitão América: O Primeiro Vingador”, de 2011; e “Thor”, também de 2011, filmes que culminaram no lançamento do longa da equipe mais famosa da Marvel, no ano de 2012.

Desde então, o projeto dos estúdios Marvel se tornou o mais grandioso universo cinematográfico compartilhado já visto pelos fãs de super-heróis no mundo inteiro. Outros personagens, como o Homem-Aranha, o Homem Formiga, Dr. Estranho, Pantera Negra e, mais recentemente, a Capitã Marvel também ganharam seus filmes próprios, e, um a um, passaram a compor a equipe que enfrentará o super-vilão, Thanos, neste último e decisivo combate.

THANOS | O Titã apareceu pela primeira vez na cena pós-créditos do primeiro filme dos Vingadores, dando a entender ser ele quem orquestrou a invasão à cidade de Nova Yorque, impedida pela equipe de super-heróis. Os acontecimentos seguintes foram se encaminhando para um embate direto, entre Titã e Vingadores, o qual finalmente aconteceu no terceiro filme da equipe, denominado “Guerra Infinita”. Os defensores da Terra, no entanto, acabaram derrotados, após Thanos eliminar metade das criaturas vivas do universo com um estralar de dedos, após reunir as poderosas joias do infinito.

Os Vingadores, agora, têm de lidar com a perda de amigos e entes queridos, antes da batalha derradeira. Com Tony Stark vagando perdido no espaço, sem água e comida, Steve Rogers e Natasha Romanov - com a ajuda da nova aliada, a Capitã Marvel - irão liderar a resistência contra o Titã louco, em “Ultimato”.