WAKANDA FOREVER INÉDITO | “Pantera Negra” de 2018 concorre ao Oscar de Melhor Filme

Pela primeira vez, um filme de super-herói concorre à estatueta principal

Já é histórico: pela primeira vez um filme de super-herói é indicado ao Oscar de ‘Melhor Filme’. O filme - que mostra a cidade e o povo de Wakanda, além da jornada do protagonista T'Challa, que precisa provar ser digno do trono e do manto ‘Pantera Negra’ -, também concorre aos prêmios de Figurino, Mixagem de Som, Edição de Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte e Canção Original.

Apesar dos anos de ouro para os super-heróis nos cinemas, os longas-metragens do gênero, até então, só eram indicados para concorrer a categorias técnicas, tais como trilha sonora, edição de som, mixagem de som, efeitos visuais, maquiagem e penteado, direção de fotografia, direção de arte e montagem.

No ano de 2009, “Batman: O Cavaleiro das Trevas” surpreendeu, ao ser indicado a oito categorias, e vencendo uma das principais: o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante foi para Heath Ledger, que deu vida a um dos Coringas mais marcantes de todos os tempos. Na ocasião, a premiação foi um ‘Oscar póstumo’, recebido pela família do falecido ator.

Em 2018, “Logan” foi nomeado por Melhor Roteiro Adaptado na premiação, entretanto, perdeu a estatueta para “Me Chame pelo Seu Nome”.

No fim do ano passado, foi anunciada a ideia de se criar a categoria de ‘Melhor Filme Popular’, que basicamente seria destinada àquelas produções que não seguem precisamente "o estilo de Oscar" e na qual se enquadrariam os filmes de heróis. A ideia, porém, não foi adiante, e “Pantera Negra” acabou sendo indicado à categoria principal entre todos os demais filmes.

A indicação, mais que merecida, vem para coroar todo o projeto desenvolvido pela Marvel, que elaborou passo a passo o seu Universo Cinematográfico, lançando filmes solos de seus principais personagens, além de investir em suas duas principais equipes, os ‘Vingadores’ e os ‘Guardiões da Galáxia’. Este ano chega às telonas “Vingadores: Ultimato”, último filme desta atual fase da produtora, mas, para a alegria dos fãs do mundo inteiro, já é certo que muitos outros filmes estão com suas gravações a todo vapor.