Aplicativo planeja ajudar contribuintes com Imposto de Renda

O professor Geraldo Alemandro

Foi lançado em Montes Claros - na última sexta-feira - o aplicativo “Planeja IR”, desenvolvido pelo professor Geraldo Alemandro Leite Filho, do Departamento de Ciências Contábeis da Unimontes, que ajudará os contribuintes no planejamento financeiro e fiscal relacionado ao Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). A novidade pode ser utilizada de forma gradativa e consciente e já está disponível para download na plataforma Google Play. O lançamento ocorreu dentro do projeto “Eventos e Capacitação”, do Núcleo de Ações Sociais e Contábeis (NASC/Unimontes), do mesmo departamento.

O autor da criação afirma que  “a ideia é oferecer um instrumento de planejamento e controle para os rendimentos tributáveis, despesas e investimentos em previdência privada. Preocupamos em esclarecer até mesmo o quanto pode ser convertido em doações dentro das deduções que declaração do Imposto de Renda permite”. Ele lembra que com detalhes sobre a legislação tributária, os recursos de rendimentos e despesas e até simulações, o “App” auxilia de maneira didática como a pessoa começa a trabalhar a sua declaração de IR, dia a dia ou mês a mês, evitando a correria e as dúvidas de última hora; além do congestionamento de sistemas, como foi visto recentemente ao final do período de entrega da declaração 2019 para a Receita Federal, cujo prazo acabou em 30 de junho.

O projeto oferece o site www.planejair.com.br/ para as informações detalhadas. A live denominada “Gestão Financeira Tributária Pessoal usando o Aplicativo PlanejaIR”, teve a participação do também professor Ismael Mendes. “Vamos apresentar o aplicativo que desenvolvemos dando exemplo de como se faz o planejamento financeiro e tributário pessoal anual, bem como fazer a previsão de doações de incentivo e seus impactos financeiros e tributários no IRPF”, finaliza Alemandro.