“A tecnologia não é inimiga do livro”, afirma a especialista

A pedagoga afirmou que existe atualmente uma virada enorme de entendimento de formação leitora. “Claro que existe a formação do leitor literário mas, para chegar na literatura, a gente vai precisar de outras estratégias.

"Leituras elásticas" são novo conceito para formar leitores

Para a pedagoga Carolina Sanches, especialista em mídia e educação, o conceito de leituras elásticas é uma tendência do mundo atual para formar novos leitores. Curadora do Fórum de Educação, que vai oferecer programação exclusiva (...)

Fundo internacional para desenvolvimento de pesquisas recebe propostas

Iniciativa é mantida pela rede WUN, que trabalha com os eixos mudanças climáticas, cultura, saúde pública e educação Estão abertas as inscrições para mais uma edição do programa Research Development Fund (RDF), mantido pela (...)

Estados Unidos vão financiar projetos de ensino de inglês no Brasil

A embaixada e os consulados dos Estados Unidos (EUA) estão recebendo propostas de organizações educacionais sem fins lucrativos que ensinam a língua inglesa, para criar e implementar projetos do programa Access (acesso, em inglês) (...)

Prazos para ProUni e Fies são prorrogados

O Ministério da Educação (MEC) vai prorrogar o prazo para estudantes e instituições se inscreverem no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Uma instabilidade nos portais entre (...)

Concluintes e qualidade dos cursos

Setenta e dois por cento dos concluintes dos cursos de formação de professores são da rede privada e 28% da rede pública de ensino superior. A maioria dos formados ainda é da modalidade presencial (57%). Quarenta e três por cento (...)

Educação a distância prevalece na formação de novos professores

Seis de cada dez ingressantes em cursos de formação inicial de novos professores estudam por meio de educação a distância (EAD). A maioria dos futuros docentes fazem esses cursos em redes privadas de ensino (53%). Entre 2010 e (...)

Jogos para acelerar a aprendizagem

A presidente do Consed defendeu que o uso de estímulos lúdicos potencializam a capacidade de aprendizado dos estudantes. Portanto o assunto deverá ser debatido pelo painel de 12 especialistas criado pelo ministério para elaborar (...)

Governo lança cartilha da Política Nacional da Alfabetização

O Ministério da Educação lançou ontem (15) uma cartilha que tem, por objetivo, apresentar detalhes, princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Alfabetização (PNA) anunciada em abril. Além de conceitos e (...)

Alunos da rede estadual contam com mais uma ferramenta na preparação para o Enem

Na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos da rede pública estadual passaram a contar com mais uma ferramenta no reforço dos estudos para a prova, prevista para acontecer nos dias 3 e 10 de novembro.

Classificados