Cursinho preparatório oferece 100 vagas gratuitas

O cursinho comunitário de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entra em seu terceiro ano de funcionamento no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG em Montes Claros e foi lançado o edital de seleção dos candidatos à turma de 2020. O projeto de extensão da Universidade oferece aulas de preparação para o Enem gratuitamente. Neste ano, são oferecidas 100 vagas, as inscrições vão até 14 de fevereiro e devem ser realizadas pela internet. Podem participar aqueles que cursaram o primeiro e segundo ano do Ensino Médio ou estão cursando o terceiro ano na rede pública de ensino. Não serão aceitas inscrições daqueles candidatos que tenham realizado a matrícula no projeto no ano anterior e abandonaram a vaga ou aqueles que cursam ou já tenham cursado ensino superior.

O formulário de inscrição e edital estão disponíveis no site do projeto. Após a inscrição, os candidatos participam de uma seleção presencial, que contempla uma prova de múltipla escolha e redação. As vagas são divididas em três modalidades: dez vagas para ex-alunos da turma 2019 do ComunICA, que não tenham abandonado o curso; 15 vagas para candidatos funcionários, servidores, colaboradores, terceirizados do ICA ou familiares; e 75 vagas para demais candidatos.

As aulas são ministradas por professores voluntários, entre graduandos, pós-graduandos e técnico-administrativos da UFMG e terão início em 16 de março. São ofertados conteúdos que abrangem as quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. As aulas serão realizadas no turno da noite, entre segunda e sexta-feira.