Encceja 2019: inscrições serão entre 20 e 31 de maio

Prova é destinada a brasileiros que não concluíram a educação básica em idade adequada

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma da edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Quem deseja obter a certificação do ensino fundamental ou médio deve realizar a inscrição entre os dias 20 a 31 de maio. Inscritos no Encceja 2018 que não compareceram e quiserem participar em 2019 terá que justificar ausência entre 15 e 24 de abril, anexando documentos de comprovação. O Edital do exame está previsto para ser publicado em abril.

 

As provas do Encceja Nacional serão aplicadas em 4 de agosto para as duas modalidades. O cronograma das aplicações no exterior e para pessoas privadas de liberdade serão divulgadas posteriormente.

 

Confira abaixo o cronograma do Encceja 2019

 – DIVIGULÇÃO INEP

O que é o Encceja

O Encceja é uma prova que acontece anualmente direcionada aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas exige uma idade mínima. Quem visa a certificação de conclusão do ensino fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Já para certificação de conclusão do ensino médio é preciso ter 18 anos completos.

 

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação. (Com informações do portal do Inep)